O que é disco rígido?

Disco rígido

O disco rígido é o componente do computador onde guardamos todos os arquivos, sejam eles documentos, músicas e jogos, sejam eles arquivos baixados, etc. Sem um disco rígido, não poderíamos usar o computador, pois ele guarda todos os dados do Sistema Operacional.

Mas o que seria de fato um disco rígido? Quais são suas funções (além de armazenar arquivos, claro) e recursos? Veja a seguir as definições de um disco rígido.

HDs

O disco rígido, popularmente conhecido como HD (Hard Disk), possui a principal função de armazenar arquivos, como dito acima. Diferente da memória RAM, que também possui a capacidade de armazenar arquivos, o disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações gravadas nele não são perdidas ao desligar o computador.

Um disco rígido possui este nome porque o componente consiste em um ou mais discos extremamente firmes e lisos. As informações do sistema ficam mantidas nessas peças. Para garantir uma boa qualidade de gravação, é necessário um equipamento com tais características, que impedem deformações durante o uso e que impõe ao disco velocidades de rotação extremamente altas, as RPM (rotações por minuto).

Disco rígido funcionando em câmera lenta

Os discos rígidos possuem um componente chamado platter, ou disco (o disco mencionado no texto acima), onde é armazenado todas as informações do computador. Os discos são afixados em um eixo de alumínio, que é capaz de girá-los em velocidades de 5600 a 7200 RPM nos modelos comuns, e até 15000 RPM nos modelos mais avançados.

O braço mecânico, feito de alumínio, é um dos componentes do HD responsáveis pela gravação. Ele movimenta-se pelo HD por meio de um mecanismo chamo voice coll, deslocando-se por meio de impulsos magnéticos e atração e repulsão. A função desse braço é deslocar um grupo de ímãs, que formam as cabeças de leitura eletromagnéticas. Estas, por sua vez, escrevem ou leem as linhas de informações nos discos.

Componentes do HD

O HD funciona da seguinte maneira: todas as informações gravadas nele são escritas ou lidas por processos magnéticos que usam os imãs presentes na cabeça do braço de alumínio. Quando são gravadas informações, o campo magnético dos imãs reorganizam determinadas moléculas da superfície magnética do disco, alinhando os polos negativos com os positivos e vice-versa. Esses imãs mudam sua polaridade para informações em sequências complexas, que são baseadas no código binário dos computadores.

Acessar as informações escritas nos discos é possível porque as moléculas que estão alinhadas no momento da gravação da memória formam um campo magnético, que é lido pelas cabeças eletromagnéticas enquanto elas se movimentam pelo disco.

Um disco rígido pode possuir diversos tamanhos de armazenamento. Esse tamanho é medido em bytes (B), kylobytes (KB), megabytes (MB), gigabytes (GB) e terabytes (TB). Um disco rígido comum possui de 80 a 320 GB, no entanto hoje em dia é possível encontrar HDs de 1 terabyte (TB) ou mais. A velocidade de transferência de dados de um disco rígido pode variar dependendo de cada disco. A taxa de transferência mais comum é de 5 a 40 megabytes (MB) por segundo.

Transferência de dados de um HD

O armazenamento do HD também pode ser particionado, ou seja, dividido. O usuário pode criar partições no disco rígido e dividir o tamanho do armazenamento (Ex: O HD possui 320 GB, e o usuário cria 3 partições, uma de 120 GB, uma de 150 GB e uma de 50 GB). Cada partição é individual e é como se fosse “um disco rígido”.

Os discos rígidos podem ser de vários tipos. O HD IDE/ATA é um dos modelos de HD antigos, hoje em dia o HD SATA é o mais comum, no entanto o HD SSD, que é muito mais rápido e eficiente, está tomando posse do mercado.

Essas foram as definições do que é um disco rígido. Esperamos que com essas informações você tenha entendido sobre o que é um HD e como funciona. Esperamos você no próximo artigo.

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top