O que é placa-mãe?

Placa-mãe

Placa-mãe, termo muito utilizado quando o assunto é computador, é o componente que liga todos os outros componentes, ou seja, ela liga a memoria RAM ao processador, o HD a fonte, etc.

Mas o que é na verdade a placa-mãe? Quais seus principais recursos e características? Veja a seguir as definições básicas de uma placa-mãe.

Placa-mãe

Placa-mãe, componente vital para o funcionamento do computador, é onde todos os componentes do computador são conectados. Ela permite que os componentes possam se conectar uns aos outros e trocar informações, garantindo assim o pleno funcionamento do computador.

Tipos de placa mãe

Existem vários tipos de placa-mãe existentes. Um deles, é o tipo AT (Advanced Technology, ou Tecnologia Avançada), que é um tipo bastante antigo. No entanto, este tipo de placa-mãe foi deixado de lado devido a problemas como pouco espaço interno (podendo causar danos ao computador devido ao superaquecimento) e desligamento do computador somente depois de desligar o sistema operacional e pressionar o botão power no gabinete.

O próximo tipo de placa-mãe é o AT e ATX (simultaneamente). Esse tipo de placa-mãe era uma estratégia utilizada pelas fabricantes para possuir maior flexibilidade comercial. Depois vem o tipo de placa mãe ATX, que é o aperfeiçoamento do AT. As placas-mãe ATX são usadas na maioria dos computadores da atualidade.

Por fim vem os tipos de placa-mãe BTX e ITX. As placas-mãe BTX foram criadas para substituir as ATX e proporcionar melhor desempenho e melhorar a ventilação interna. No entanto, o desenvolvimento dessas placas está parado. As placas-mãe ITX visavam a simplicidade, elas tinham como objetivo possuir todos os componentes onboard, além de proporcionarem computadores mais baratos e com desempenho mais moderado, ideal para tarefas básicas como navegar na internet e editar documentos.

Componentes

Placa-mãe com placas de vídeo montadas

As placas-mãe possuem vários componentes. Entre seus principais componentes estão incluídos:

  • Processador: As placas-mãe possuem um soquete para poder encaixar o processador. No entanto, esse soquete é feito somente para alguns processadores, fazendo com que a placa-mãe não suporte todo e qualquer tipo de processador. Alguns tipos de soquetes existentes são o AM2, AM3 e LGA-775.
  • Memória RAM: As placas-mãe mais antigas operavam com as tecnologias SDR, SDRAM e DDR. Atualmente o padrão é o DDR3, no entanto com a evolução dos computadores, novos padrões são requeridos. O próximo padrão, seguindo o conceito acima, será o DDR4.
  • BIOS (Basic Input Output System): A BIOS é um chip (Flash-ROM) que possui um software responsável por controlar o uso dos dispositivos e manter informações sobre a data e a hora. Ela trabalha junto com um software chamado POST (Power On Self Test), um software que testa os componentes do computador e busca por erros.
  • Bateria: A bateria interna do tipo Lítio CR2032 possui a função de manter as informações Flash-ROM armazenadas enquanto o computador está desligado – somente nas placas antigas, nas atuais sua função é manter o relógio interno funcionando. Ela é dotada de três volts de potência para poder manter os componentes como o relógio e as informações gravadas na BIOS funcionando corretamente.
  • Chipset: O Chipset é um chip ou um conjunto de chips que têm como função controlar dispositivos de entrada e saída, como o acesso á memória, o acesso ao HD e os componentes onboard e offboard, entre outros. Ele geralmente é dividido em Northbridge –  parte que faz a comunicação do processador com as memórias e com os barramentos AGP e PCI Express – e em Southbridge – parte que controla dispositivos de entrada e saída como dispositivos onboard e as interfaces IDE, que ligam os HDs e os drivers de CD-ROM e DVD-ROM ao processador.

Controladores

Os controladores da placa-mãe podem ser onboard ou offboard:

  • Onboard: Como o próprio nome sugere, os componentes onboard vem integrados á placa-mãe, funcionando simultaneamente e usando a memória RAM e o processador (quando o caso é vídeo, modem, som e rede).
  • Offboard: Os componentes offboard, ao contrário dos onboard, não vêm integrados á placa-mãe e são instalados separadamente. Eles também não dependem do processador e possuem sua própria forma de trabalhar.

Por fim, as placas-mãe podem variar conforme o modelo e a fabricante, cada uma possuindo componentes diferentes. Entretanto, os componentes que se mantêm em todas as placas-mãe são os Slots, os conectores, as portas, a BIOS e o Chipset.

Essas foram as definições do que é uma placa-mãe e quais seus recursos. Esperamos que tenha compreendido sobre o assunto. Esperamos você no nosso próximo artigo.

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top