5 maneiras de liberar espaço em disco

HD lotado

Como todos sabem, o disco rígido é onde ficam guardados todos os arquivos do computador. No entanto, o HD não possui espaço infinito, e uma hora o usuário não vai mais conseguir armazenar os arquivos que deseja, devido a ter gasto todo o espaço disponível em disco.

Outro problema causado pela falta de espaço em disco é a queda de desempenho: com muitos arquivos em disco, o computador leva mais tempo para encontrar os arquivos que precisa, e isso evidentemente faz com que os programas e jogos abram mais lentamente.

Existem várias maneiras de conseguir mais espaço em disco. Nós mostraremos agora 5 maneiras de liberar espaço em disco. Veja a seguir:

1-Ferramentas de limpeza:

Limpeza de disco

As ferramentas de limpeza, como o próprio nome diz, servem para limpar e garantir mais espaço em disco, excluindo arquivos inúteis. Dependendo da quantidade de arquivos inúteis, as ferramentas de limpeza podem liberar bastante espaço em disco.

Limpeza de disco do Windows

O Windows oferece uma ferramenta para poder limpar o disco, a Limpeza de disco, no entanto há muitos programas na internet que realizam a mesma tarefa. Entre os programas de limpeza mais eficientes estão o CCleaner e o PrivaZer.

2-Exclua arquivos e programas que você não utiliza mais

Lixeira Cheia

Uma dica muito simples – e até obvia – é excluir todos os arquivos e programas que você não usa mais. Faça uma “faxina geral” no disco, exclua aqueles documentos que você não vai mais precisar, apague aquelas músicas que você não deseja mais. Você ganhará valioso espaço em disco excluindo arquivos que lhe são inúteis.

Outra maneira de garantir mais espaço em disco é desinstalar programas e jogos que você não utiliza ou joga mais. Manter somente os programas e jogos que você irá usar ou jogar no computador irá preservar o espaço livre no HD, além de aumentar o desempenho e a velocidade geral do sistema. Para desinstalar um programa ou jogo, basta ir no Painel de Controle e clicar em Desinstalar um programa, depois basta clicar no programa ou jogo que você deseja desinstalar.

3-Exclua pontos de restauração do sistema

Restauração do sistema

Os pontos de restauração do sistema servem para fazer o Windows “voltar no tempo”, corrigindo possíveis erros no sistema e recuperando arquivos, além de reverter configurações recentemente alteradas no sistema. No entanto, manter muitos pontos de restauração ativos pode gastar bastante espaço em disco.

Para solucionar esse problema é muito simples: a Limpeza de Disco do Windows 7 permite excluir todos os pontos de restauração criados, menos o mais recente – por medidas de segurança. Para realizar esta tarefa:

Clique no Menu Iniciar, Todos os programas, Acessórios, Ferramentas do sistema e Limpeza de Disco. Aguarde a ferramenta verificar o espaço disponível em disco. Quando a janela que mostra quanto espaço em disco pode ser liberado aparecer, clique em Limpar arquivos do sistema. Aguarde até que a janela apareça novamente.

Clique na guia Mais Opções e clique em Limpar, no menu Restauração do Sistema e Cópias de sombra (segundo botão). Todos os pontos de restauração, exceto o mais recente, serão excluídos.

Clique na guia Mais Opções e clique em Limpar, no menu Restauração do Sistema e Cópias de sombra (segundo botão). Todos os pontos de restauração, exceto o mais recente, serão excluídos

4-Limpe os navegadores

A navegação na internet também costuma gastar muito espaço em disco. Os navegadores recebem e enviam informações constantemente, armazenando os arquivos e dados (na maioria das vezes, inúteis) no HD.

Para evitar o acúmulo de arquivos inúteis, basta fazer uma limpeza nos navegadores. Os próprios navegadores possuem opções para limpar arquivos da internet, histórico, cache, etc. (veja neste link como limpar os navegadores com suas próprias opções). Alguns programas de limpeza, como os mencionados acima (CCleaner, PrivaZer) também possuem opções para limpar o navegador,

5-3 pastas que você pode excluir todos os arquivos

Há três pastas presentes no computador onde você pode excluir todos os arquivos sem nenhum problema. Alguns dos programas de limpeza costumam não excluir os arquivos dessas pastas:

Letra do disco:\Windows\Prefetch
Letra do disco:\Windows\Temp
Letra do disco:\Usuarios\Nome do usuário\AppData\Local\Temp

Letra do disco: Letra referente ao disco onde o Windows está instalado (ex: D). A letra mais comum é a letra C;
Nome do usuário: Coloque o nome da sua conta de usuário (ex: Marcia).

Pastas que contém arquivos que pode sem excluídos

Essas foram as dicas da Windows Fail para liberar espaço em disco. Lembre-se de realizar limpezas regularmente, para preservar o espaço disponível em disco. Esperamos você no nosso próximo artigo.

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top