Tutorial: Como apagar o espaço livre pelo CCleaner

CCleaner logo

O CCleaner, como todos sabem, é um programa que possui diversas ferramentas para manter o computador limpo. Limpeza de navegadores, limpeza do registro, limpeza do Windows Explorer, etc. são alguns dos recursos presentes no aplicativo. O CCleaner também possui uma função para limpar o disco que é muito eficaz: essa função chama-se apagar espaço livre.

O que é e porque apagar o espaço livre?

Quando o usuário apaga um arquivo do disco rígido, como uma música (esvaziando a Lixeira, por exemplo), esse arquivo não é realmente excluído. O que é excluído é o registro da tabela de arquivos que mostra onde o arquivo se encontra no disco. Por esse motivo, um arquivo que é excluído pode ser recuperado, pois ele permanece armazenado no HD, no entanto “escondido”.

O motivo para um arquivo não ser totalmente excluído do disco rígido é porque esse processo levaria muito mais tempo do que o método utilizado pelo Windows, que é “esconder o arquivo”. Portanto, para resolver esse problema é necessário baixar um programa que exclua arquivos permanentemente ou apagar (ou limpar) o espaço livre.

Neste tutorial, ensinaremos como apagar o espaço livre usando o CCleaner (clique aqui para baixar). Veja a seguir:

Apagando o espaço livre usando o CCleaner

Apagando o espaço livre pelo CCleaner

1-Abra o CCleaner. Clique em Ferramentas e depois em Limpeza do dispositivo.

Clique em Ferramentas e depois em Limpeza do dispositivo

2-Mantenha a opção Apenas espaço livre selecionada, no menu Limpar. No menu Segurança, selecione um método de sobrescrever os arquivos (nota: quanto mais passos a opção mostrar mais demorada será a limpeza). Na caixa Dispositivos, selecione os dispositivos que você deseja apagar o espaço livre. Depois de selecionar as opções acima, clique em Limpeza para apagar o espaço livre. O processo pode demorar muitas horas, dependendo do espaço livre do disco e do método de sobrescrever arquivos.

Apagando o espaço livre com o CCleaner

Pronto. Os arquivos que estavam “escondidos” no disco estarão excluídos permanentemente e estarão irrecuperáveis. A opção apagar espaço livre também está disponível em Limpeza, na guia Windows (última opção), assim o usuário pode usá-la enquanto realiza a limpeza normal no disco.

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top