Tags ID3: O que são?

Música

As Tags ID3 (Identify a MP3, ou Identificar um MP3), termo muito referido quando o assunto é música, são um conjunto de informações, geralmente usados em arquivos mp3. Ele permite armazenar informações como nome do artista, título da faixa, álbum, etc. no próprio arquivo, assim torna-se mais fácil obter informações sobre determinada música em mp3.

Abaixo vemos um arquivo MP3 no Windows Explorer. Ele contém tags ID3, o nome do artista, álbum e título da faixa.

Arquivo MP3 contendo tags ID3 (nome do artista, álbum, título da faixa)

História

A primeira versão da Tag ID3 foi criada em 1996, por Eric Kemp. Eric Kemp tinha a necessidade de armazenar mais informações no arquivo do que simplesmente deixá-las no nome do MP3, então ele teve a ideia de adicionar os dados ao fim do arquivo. Nascia assim a Tag ID3 v1.

Com a popularização do formato MP3 e a dificuldade de organização de músicas devido aos grandes acervos que os usuários passaram a criar, a invenção de Eric Kemp logo se tornou padrão. O ID3 conseguia armazenar várias informações como o nome da música, artista e até um pequeno comentário, tudo isso em um pequeno espaço de 128 bytes.

Como o espaço disponível para inserir dados era muito pequeno e Kemp não sentiu necessidade de mudar sua criação, alguns usuários criaram uma versão alternativa ao ID3, o ID3 v2, em que era possível adicionar mais informações a música. Além disso, esta versão fazia com que todos os dados fossem colocados antes da música, facilitando a distribuição via streaming (distribuição multimídia de conteúdo digital).

Diferenças entre Tags ID3 v1 e Tags ID3 v2

Tags ID3 v1 Tags ID3 v2
Título Título
Artista Artista
Álbum Álbum
Ano Ano
Comentário Comentário
Gênero Gênero
- Letra
- Arte do Álbum
- Compositor

Atualmente o ID3 v2 é a versão mais utilizada, tanto nas músicas como nos players, por conter bem mais espaço (256 megabytes), permitindo a inserção de muito mais elementos e informações.

Fonte da história: Tecmundo

Uma música que contém tags ID3 não possui muita diferença de uma que não contém tags, no entanto, como mencionado acima, é mais fácil obter informações sobre determinada música. Além disso, a música torna-se mais fácil de ser encontrada no Windows Explorer – por meio do Windows Search, já que o programa traz recursos exclusivos para isso.

Windows Explorer acha mais facilmente músicas contendo tags ID3

Por fim, as tags ID3 também facilitam a organização dos arquivos de música no computador. É possível editar as tags usando o Windows Media Player, ou um programa de música semelhante. Também é possível editar as tags no Windows Explorer, clicando com o botão direito na música e clicando em Propriedades, depois clicando em Detalhes.

Editando tags ID3 de arquivos MP3 no Windows Explorer

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top