Tutorial: Como identificar se a sua placa de vídeo é onboard ou offboard

Placa de vídeoUma das muitas dúvidas ao se ter uma placa de vídeo no computador é saber se ela é onboard (integrada a placa-mãe) ou offboard (não integrada a placa-mãe). Por causa da diferença de desempenho e recursos entre os dois tipos de placa, muitos usuários desejam saber essa informação, que pode ser útil para determinar o que a placa de vídeo pode ou não rodar.

  • Placas de vídeo onboard e offboard: qual a diferença?

    Placa de vídeo onboard: como já citado acima, placas de vídeo onboard vêm integradas a placa mãe. Elas geralmente possuem muita pouca memória dedicada e utilizam memória do sistema como parte de sua própria memória – o que pode ser chamado de memória compartilhada. No entanto, isso reduz muito o desempenho da placa, fazendo com que ela não seja recomendada para executar aplicativos e jogos mais pesados.

    Placa de vídeo offboard: como também citado acima, as placas de vídeo offboard não vêm integradas a placa mãe, podendo serem trocadas ou removidas. Esse tipo de placa possui memória dedicada e um processador próprio – a GPU – que trabalha em conjunto com a placa de vídeo para obter um excelente desempenho em aplicativos e jogos. A placa de vídeo offboard é muito recomendada para executar aplicativos e jogos que requerem bastante poder e processamento gráfico, sendo que, para desfrutar dos jogos de última geração, é necessário uma placa desse modelo.

    Neste tutorial, ensinaremos a identificar se a placa de vídeo do seu computador é onboard ou offboard. Veja a seguir:

  • Placa de vídeo onboard e offboard: como identificar

    Identificando se a placa de vídeo é onboard ou offboard

    O tutorial vale tanto para o Windows 7 quanto para o Windows 8.

    Passo 1: Clique com o botão direito na Área de Trabalho e clique em Resolução da Tela.

    Clique com o botão direito na Área de Trabalho e clique em Resolução da Tela

    Passo 2: Na janela de Resolução de tela, clique em Configurações avançadas. A janela que abre irá exibir informações da placa de vídeo.

    Na janela de Resolução de tela, clique em Configurações avançadas.

    Passo 3: Verifique na janela quanta Memória de Vídeo Dedicada a placa de vídeo possui. Se a Memória de Vídeo Dedicada for de 0 MB, sua placa de vídeo é onboard. Se a Memória de Vídeo Dedicada possuir outro valor (ex: 256 MB), sua placa de vídeo é offboard.

    Verifique na janela quanta Memória de Vídeo Dedicada a placa de vídeo possui

    Pronto. Agora você já sabe qual tipo de placa de vídeo seu computador possui. Vale lembrar que você também pode ver outras informações úteis na janela, como o nome da sua placa de vídeo e o total de memória que ela possui.

  • Compartilhar este artigo
    • Share to Facebook
    • Share to Twitter
    • Share to Google+
    • Share to Stumble Upon
    • Share to Evernote
    • Share to Blogger
    • Share to Email
    • Share to Yahoo Messenger
    • More...

    48 comentários

    1. Olá,
      Bom, para contribuir com o tutorial, venho com uma outra informação importante a ser adicionada aqui.
      Hoje as placas mãe já vem com vídeo onboard mista, ou seja, ela é compartilhada, porém também possui memoria dedicada. Para ser mais claro...ela tem memoria própria e usa também memoria do PC.
      Nestes casos elas usam a memoria compartilhada (PC) somente quando ultrapassar a memoria própria, que geralmente é pouca...em torno dos 64mb.
      Espero ter contribuído.

      Marcos (Técnico em TI)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Toda nova informação é bem vinda. Agradecemos pelas informações, elas poderão ajudar muito em postagens futuras.

        Excluir
    2. o meu pc tem 1024 de memória dedicada e 1780 de compartilhada. Ela é onboard ou offboard? Desde já obrigado pela atenção.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Carlos.
        Algumas placas de vídeo offboard mais antigas costumavam ter memória dedicada e memória compartilhada, portanto acredito que sua placa de vídeo seja offboard

        Excluir
    3. oBRIGADA VOCE ME AJUDOU MUITO AGORA SE EU QUISER COLOCAR MAIS MEMORIA EM MEU PC EU COMPRO PARA OFFBOARD É ISSO?
      ALESSANDRA

      ResponderExcluir
    4. Olá , Queria saber se minha placa de video é on ou offboard : http://prntscr.com/1hrjkh
      Eu quero comprar uma placa de video , e não sei se vo ter que comprar uma placa mãe nova .

      Serei grato se me ajudarem

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Natan
        Sua placa de vídeo é onboard.
        Antes de comprar uma nova placa de vídeo, você deve verificar se o seu computador suporta a nova placa

        Excluir
    5. car meu pc aparece memoria do sistema 32 e memoria compartilhada 32 que da 64mb e na dedicada esta em 0 mb entao eu posso colocar outra placa ou ela é onboard ?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sua placa provavelmente é onboard (integrada a placa-mãe). Você pode sim colocar uma outra placa no seu computador.

        Excluir
    6. bom na minha aula eu usei o sate para poder visualizar melhor a aula

      ResponderExcluir
    7. Ola, para mim aparece Memoria de video dedicada: 32MB
      Memoria de video do sistema: 0MB
      Memoria do sistema compartilhada: 689MB
      Já sei que é onboard, porém gostaria de saber se da pra colocar uma offboard nela, obrigado desde já.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        Você pode sim, no entanto é necessário primeiro verificar quais placas de vídeo offboard são compatíveis com sua placa mãe

        Excluir
    8. Olá, tenho uma pequena duvida. Eu tenho um notbook e tenho: Memoria Gráfica Disponível- 1062 MB; Memoria dedicada- 64 mb ; memoria de video do sistema- 0 e memoria do sistema partilhada - 998 MB. E eu acredito que não exista placa offboar para desktop , porem queria saber sobre o assunto. Agradeço muito a ajuda neste tutorial ficou excelente parabéns.

      ResponderExcluir
    9. Olá Meu PC não Total de memoria gráfica disponível:128mb
      Memoria de vídeo dedicada: n/a
      Memoria de vídeo do sistema: n/a
      Memoria do sistema compartilhada: n/a

      ResponderExcluir
    10. Olá Meu PC não Total de memoria gráfica disponível:128mb
      Memoria de vídeo dedicada: n/a
      Memoria de vídeo do sistema: n/a
      Memoria do sistema compartilhada: n/a

      ResponderExcluir
    11. :) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

      ResponderExcluir
    12. Oláá Queria Saber Sé Tem Como Colocar 64mb Ou 32mb De Memoria Grafica Dedicada ?

      Memória gráfica total disponível 256 MB
      Memória gráfica dedicada 0 MB
      Memória do sistema dedicada 64 MB
      Memória do sistema compartilhada 192 MB

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá. Sim, basta ir na BIOS do seu computador e aumentar a memória dedicada. Geralmente essa opção fica no menu "Advanced".

        Excluir
    13. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    14. Ola eu tenho um notebook da acer aspire e1-531-2626 e tem 128mb de memoria dedicada eu queria saber como muda-la para 256mb pela bios, eu ja tentei mais aparece memoria dedica: 128mb em cinza e nao da para seleciona-la, entao como eu faco para mudar para 256mb?

      ResponderExcluir
    15. André, me chamo Sullyvan e tenho uma pergunta, então quer dizer que se eu comprar qualquer placa de vídeo zero hoje em qualquer das lojas ela não vai mais "comer" memória do meu computador como a minha offboard que tenho?

      ResponderExcluir
    16. bom dia, tenho uma placa mae P8H77-M LE, GOSTARIA DE SABER DA PLACA DE VIDEO, COMO FAÇO PARA SABER QUAL É A PLACA, E SE ESSA É BOA?

      ResponderExcluir
    17. Ajudou bastante! Minha placa de video dedicada ou offboard tem memória de 32MB apenas, eu posso adquirir ou fazer algo para aumentá-la?

      ResponderExcluir
    18. awe, eu tenho uma placa de vídeo onboard e quero comprar uma offboard, quero uma ndivia geforce 7000, posso coloca-la sem problema que meu pc vai suportar ???????????

      ResponderExcluir
    19. Olá quando vou ver a memoria dedicada aparece n/a

      ResponderExcluir
    20. Ola no meu not apareceu
      Memória dedicada: 32mb
      Memória dedicada: 0

      É on ou off ?

      ResponderExcluir
    21. minha placa é de 251, mas tem nada Dedicada, no sistema 64 e compartilhada 187.
      Como eu faço para aumentar na dedicada ou no sistema para melhorar o desempenho em jogos ?

      ResponderExcluir
    22. oi eu queria saber uma coisa eu tenho memória de vídeo dedicada de 32mb, memória de vídeo do sistema 0, e memória compartilhada 965, porém e um nooteboock e ele por sinal e mt bom roda resulução de 1080p de vídeo sem leg mais não sei se e onborad ou ofboard poderia me ajudar pf

      ResponderExcluir
    23. Memoria de video dedicada: n/a O que significa? nao consigo rodar jogo

      ResponderExcluir
    24. TOTAL DE MEMORIA GRAFICA DISPONIVEL 1792 MB
      MEMORIA DE VIDEO DEDICADA 32 MB
      MEMORIA DO SISTEMA COMPARTILHADA 1760 MB
      --------------------------------------------
      mas e estranho pois o GTA4 endentifica 362 MB

      ResponderExcluir
    25. Ola. nao achei a opcao na BIOS para aumentar minha memoria da minha placa de video offboard? me ajuda...

      ResponderExcluir
    26. o meu total de memoria grafica disponivel e de 1792mb, memoria de video dedicada de 32 mb,ememoria de video do sistema 0 e memoria do sistema compartilhada 1760,ela é onboard ou offboard? e na placa de video ele só diz intel HD graphics family,qual seria ela? e eu poderia trocar por outra e se fosse onboard poderia colocar uma oofboard?

      ResponderExcluir
    27. Olá, no meu aparece memoria dedicada de 152mb, ela é off ou onboard?

      ResponderExcluir
    28. Olá boa tarde, eu comprei um notebook da lenovo 310 eu falei para o vendedor que eu queria com placa dedicada, pois vou usar softwares pesados. Mas eu tô achando que não é dedicada a placa de vídeo, ou seja o cara me enganou. onde que posso ver se é dedicada no notebook da lenovo 310??

      ResponderExcluir
    29. Meu notebook tem:
      Total de memoria de graf.desponivel 4181mb
      Memoria de video dedicada 128mb
      Memoria de video do sistema omb
      Memoria do sistema partilhada 4053mb
      Tendo isto em conta a minha placa e onbord .
      Sim ou nao ??
      Muito agradecido

      ResponderExcluir
    30. Meu notebook tem:
      Total de memoria de 256mb
      Memoria de video dedicada 0 mb
      Memoria de video do sistema 0 mb
      Memoria do sistema partilhada 256 mb
      Tendo isto em conta o que podera estar a acontecer? tem drives instalados
      Sim ou nao ??
      Muito agradecido

      ResponderExcluir
    31. Ou uma placa de video GeForce 9500 GT

      ResponderExcluir
    32. Olá, Comprei um notebook hp com placa dedicada e ele caiu no chão quebrando a tela, levei numa assistencia tecnica autorizada e desconfio que tiraram a placa dedicada. Como posso saber se isso ocorreu?

      ResponderExcluir
    33. tenho uma duvida minha placa de video e igual a essa da imagem mas parece que ela nao encaixa no slot(onde encaixa a placa de video no gabinete) por que ela tem 3 encaixe queria saber se e possivel mesmo com os 3 encaixe eu instalar essa placa de video

      ResponderExcluir
    34. Porque na minha ta mostrando 4096mb equivalente a 4gb e n 256 mb

      ResponderExcluir
    35. Boa noite. Minha placa de vídeo era tanto ONBoard quanto OFFBoard, é uma GeForce 9400 GT com memória gráfica disponível de 1983 MB e memória de vídeo dedicada 512 MB e memória do sistema compartilhada de 1471 MB. As dúvidas são: eu posso simplesmente trocar essa placa por uma de 1G, já que planejo trocar minha placa de rede por uma de 1G? ou uma não influência na outra?

      ResponderExcluir
    36. Boa noite, André!

      Fiz o procedimento que você ensinou, no meu notebook, e as respostas foram as seguintes:

      Tipo de Adaptador: Intel(R) HD Graphics 4000

      Informações sobre o Adaptador:
      Tipo de Processador: Intel(R) HD Graphics Family
      Tipo de Conv. Analógico-Digital: Internal
      Cadeia de Caracteres: Intel(R) HD Graphics 4000
      Informações sobre o Bios: Intel Video BIOS

      Total de Memória Gráfica Disponível: 1792 MB
      Memória de Vídeo Dedicada: 32 MB
      Memória de Vídeo do Sistema: 0 MB
      Memória do Sistema Compartilhada: 1760 MB

      Gostaria de saber se a minha placa de vídeo é integrada ou não. Uma vez que algumas pessoas comentaram que a placa deles é integradas, mas a Memória de Vídeo Dedicada é diferente de zero. Fiquei confuso. Aguardo a sua resposta.
      Muito obrigado!
      Muito obrigado!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Bom dia, Paulo Fernando
        Sim, sua placa de vídeo é integrada.

        Excluir

    :) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

     
    © Windows Fail
    Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
    Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
    Posts RSSComments RSS
    Back to top