Tutorial: Como saber qual versão do DirectX sua placa de vídeo suporta

Microsoft DirectXO DirectX é uma tecnologia do Windows que permite exibir e acelerar aplicativos que trabalham com recursos multimídia. Ele é responsável por executar aplicativos 3D e jogos – a menos que esteja desativado – e é um requisito essencial para poder executar jogos no computador.

O DirectX possui várias versões diferentes, como a 9.0c (Windows XP), a versão 10.0 (Windows Vista) e a versão 11.0 (Windows Vista e 7). No entanto, nem todas as placas de vídeo possuem suporte a última versão do DirectX, e executam apenas aplicativos e jogos projetados para rodar na versão a qual possuem suporte. Isso é uma grande desvantagem, pois nem todos os jogos da atualidade dão suporte a versões mais antigas do DirectX – como é o caso do DirectX 9.0c, do Windows XP.

No tutorial a seguir, ensinaremos como saber qual versão do DirectX sua placa de vídeo suporta, informação que também pode ajudar a saber quais jogos rodam no seu computador. Veja a seguir:

Como saber qual versão do DirectX sua placa de vídeo suporta

Passo 1: Abra o menu Iniciar e digite na caixa de pesquisa “dxdiag.exe”, depois dê Enter. A Ferramenta de diagnóstico do DirectX abrirá.

Abra o menu Iniciar e digite na caixa de pesquisa “dxdiag.exe”, depois dê Enter

Passo 2: Na Ferramenta de diagnóstico do DirectX, clique na guia Vídeo. A versão do DirectX que sua placa suporta estará indicada em Versão do DDI, no menu Drivers.

Identificando a versão do DirectX que sua placa de vídeo suporta

Pronto. Agora você sabe qual versão do DirectX sua placa de vídeo suporta. Vale lembrar que a versão do DirectX suportada pelo computador pode mudar atualizando o driver de vídeo ou adquirindo uma placa de vídeo mais nova.

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

29 comentários

  1. Ola o meu apareceu desconhecido tem como me ajuda ? add ae no skype e se quiser me exclui depois caio.gimenes2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Tente baixar o driver de vídeo mais recente para sua placa de vídeo pelo site da fabricante. Isso deverá resolver o problema

      Excluir
  2. muito bom o tutorial!! descobri qual e o meu DirectX. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. o meu pareçe 11 , entao e o directx11?

    ResponderExcluir
  4. No meu apareceu Níveis de Recurso: 10.0 e 9.1, é isso?

    ResponderExcluir
  5. cara o meu nem tem esse lance de (versão do DDI) meu SO e o windows 10 pro, será isso?

    ResponderExcluir
  6. Essa é aversao da placa mae.ou da placa dvidio?

    ResponderExcluir
  7. o meu é directx11 e fui joga Tom Clancy's Rainbow Six Siege e aparece assim sua placa nao suporta directx 11?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu da o msm problema, e o pior q altos jogão só rola com directx 11, to atraz da solução.. kkkk

      Excluir
  8. No Meu Não Aparece qual directX ela suporta , Apenas Tem "Desconhecido"
    :((

    ResponderExcluir
  9. Galera, pra quem não achou "versão do DDI" procura por "Níveis de Recurso" pode ser isso, tbm não encontrei versão do DDI em lugar nenhum mas esse niveis de Recurso estava no lugar dele. Tipo, o meu Windows é dx 11, mas minha placa só suporta até o dx 10.1
    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  10. Seu meu pc for windows 7 directx 11 posso usa uma placa de video directx 12?

    ResponderExcluir
  11. Quando eu digito dxdiag.exe nao aparece nada
    O meu SO é windows 8.1pro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao precisa colocar .exe , segura o botao do windows+R e escreve só: dxdiag

      Excluir
  12. Tenho um notebook de 2012, recentemente baixei um jogo que foi lançado em 2017 que precisei atualizar meu DirectX para o 11, porém, quando eu tentei abrir o jogo, deu erro, dizia que minha placa de vídeo não suportava o DirectX 11.
    Então eu gostaria que alguém me desse alguma sugestão ou então me recomendasse uma placa simples que rode o DirectX 11. Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Galera, alguém pode me ajudar eu sempre joguei Infinity Warfare, com o Windows 10 e a placa Radeon RX 480, só que agora o jogo está congelando, podem me ajudar qual Driver instalar para não mais travar. Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Comprei uma cpu nova da marca qbex com processador Intel celeron com o Windows 7 placa de vídeo intel hd grafic 1565, mas de uns tempos para cá eu percebi que começou a aparecer uma mensagem dizendo que a proteção de tela não entra porque requer uma placa de vídeo mais recente ou compatível com o direct 3d o que eu devo fazer trocar a placa de vídeo ou deixo a mesma

    ResponderExcluir
  15. ola tenho um notebook com placa intel HD graphics 520 e quero instalar windows 10 la diz que o requisito necessario é directx 9.. eu quero apenas obter o sistema nao necessariamente rodar jogos... nesse caso daria algum problema?

    ResponderExcluir
  16. ótimo post, vou aplicar as dicas na hora de comprar materiais de informática sp, excelente recomendo!

    ResponderExcluir
  17. Sobre o #Apex
    Mano Tava Olhando umas Configurações Aqui Será Que o DirectX Ta em Conflito Com a Placa de Vídeo?, Por Que a Versão da Minha Placa é 10.1 e a Versão do DirectX é 11.0 , Será Que Não Conflita Nisso? Por Que o Jogo Está Instalado Mas Só Não Roda, Isso Tem a Ver?, e Teria Como Atualizar a Versão da Placa Para a Mesma Versão Que o DirectX? no Caso 11.0? .

    ResponderExcluir
  18. Baixei o Apex Legends para jogar, mas quando vou iniciar, dá um erro com a seguinte mensagem:
    "falha de inicialização
    o dispositivo de vídeo falhou ao inicializar porque não suporta os recursos necessários.
    Este jogo requer uma placa de vídeo DirectX 11.0."
    Fiz o procedimento aqui indicado, e na versão do DDI tem: 11.1.
    Minha placa de vídeo é uma antiga, GeForce 210 1gb.
    Ela suporta o jogo?
    Como faço para esse jogo pegar?

    ResponderExcluir

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top