Tutorial: Como aumentar a memória virtual no Windows 8

A memória RAM, como sabemos, é o componente do computador responsável por armazenar temporariamente os itens e informações para que o processador possa acessá-los mais rapidamente. Quando abrimos um programa, por exemplo, é necessário que esse programa salve os arquivos que irá usar em algum lugar. Resumindo, o programa salva os arquivos na memória RAM.

No entanto, uma memória RAM não é capaz de armazenar todas as informações e itens sozinha – a não ser que ela possua um grande espaço de armazenamento, como 8GB. Para isso, existe a memória virtual, que auxilia a memória RAM a guardar informações e itens.

O que é memória virtual?

A memória virtual, também chamada de arquivo de paginação, é um arquivo criado pelo Windows que, como o próprio nome diz, funciona como uma “memória virtual”. A memória virtual armazena itens e informações que a memória RAM não consegue guardar sozinha, e sua principal função é aumentar a quantidade de memória disponível para guardar dados temporários usados por processos em execução.

O tamanho da memória virtual varia em cada computador, podendo ser de 1GB, 2GB, 3GB, etc. No entanto, é possível aumentar o tamanho da memória virtual, assim seu computador terá mais memória disponível para uso. Neste tutorial, ensinaremos como aumentar a memória virtual no Windows 8. Veja a seguir:

Aumentando a memória virtual no Windows 8:

Passo 1: Na Área de trabalho, clique com o botão direito no canto inferior esquerdo da tela, depois selecione a opção Sistema.

Clique com o botão direito no canto inferior esquerdo da tela, depois clique em Sistema

Passo 2: Clique em Configurações avançadas do sistema, no menu esquerdo da tela. Uma janela abrirá. Na guia Avançado, clique em Configurações, no menu Desempenho.

Clique em Configurações avançadas do sistema, no menu esquerdo da tela. Na guia Avançado, clique em Configurações, no menu Desempenho

Passo 3: Na janela que abre, clique na guia Avançado. Depois, clique em Alterar, no menu Memória virtual.

Clique na guia Avançado. Clique em Alterar, no menu Memória virtual

Passo 4: Desmarque a caixa Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades, depois marque a opção Tamanho personalizado. Defina um tamanho inicial e um tamanho máximo (ex: 1024 – 3072), depois clique em Definir e em Ok. Reinicie o computador para que as alterações sejam salvas.

Defina um tamanho inicial e um tamanho máximo (ex: 1024 – 3072), depois clique em Definir e em Ok

Pronto. Após reiniciar o computador, as alterações estarão salvas e você terá mais memória disponível para uso. Vale lembrar que este método não substitui de fato a memória RAM (física), mas disponibiliza mais memória para os programas e processos em uso pelo sistema.

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

4 comentários

  1. valeu pra quem fez o tutoria da memoria ram virtual e pra todos do site like pra voces

    ResponderExcluir
  2. Oi a todos, eu tenho uma excelente maquina e pelo motivo de usar SSD como unidade C, e tenho outra unidade ssd só para jogo, particionei a unidade Steam em 2 parte e coloquei a memória virtual em na ssd Steam, e coloquei só 800MB de memoria a unidade Windows, e o restante na ssd Steam, e o Windows ficou sem memória virtual.
    Observação, tenho 16GB de ram GSKILL. tive que voltar a colocar memória virtual no unidade do Windows, coloquei, 5624MB mínimo e 16432 máximo pra memória virtual, porque o Windows não foi buscar memória virtual no outro ssd.
    obrigado a todos

    ResponderExcluir
  3. O cartão sd não serve para memória ram, mas como você já tem uma grande memória não deve se preocupar

    ResponderExcluir

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top