Visualizador de eventos

Visualizador de Eventos ícone

O Visualizador de Eventos, como o nome sugere, é uma ferramenta presente no Windows que permite ver eventos que ocorrem enquanto o usuário utiliza normalmente o computador. O programa monitora e mostra eventos de vários tipos, desde travamentos de aplicativos e jogos até problemas mais sérios, como o desligamento inesperado do computador.

O Visualizador de Eventos fica localizado no menu Iniciar –> Painel de Controle –> Sistema e Segurança –> Ferramentas Administrativas –> Visualizador de Eventos.

Visualizador de Eventos

Ao abrir pela primeira vez, o usuário nota que o Visualizador de Eventos possui uma interface organizada, dividida em algumas categorias. A barra lateral esquerda exibe as categorias dos eventos, a parte central da janela exibe resumos de eventos e a barra lateral direita exibe as ações que podem ser feitas pelo programa.

O Visualizador de Eventos permite ao usuário visualizar logs de eventos – arquivos que contém um ou mais eventos. Esses logs são:

Logs do Windows – Esses logs são divididos em 4 subcategorias: Aplicativo, Segurança, Instalação e Sistema.

  • Aplicativo: Nesta subcategoria, os eventos podem ser classificados como erro, aviso ou informações, de acordo com sua gravidade. Um erro é um problema importante, como a perda de dados. Um aviso não é necessariamente importante, mas pode indicar um possível problema no futuro. Uma informação mostra uma operação de um programa, driver ou serviço concluída com êxito;
  • Segurança: Chamados de auditorias, esses eventos podem ser classificados como bem-sucedidos ou com falha, dependendo do evento – ex: se um usuário tentando fazer logon no Windows obteve êxito ou falha;
  • Instalação: Logs de eventos dos computadores configurados como controladores de domínios aparecem nesta subcategoria;
  • Eventos encaminhados: São eventos encaminhados por outros computadores.

Logs do Windows e suas subcategorias

Logs de Serviços e Aplicativos: Esse log pode variar quanto as subcategorias. Ele inclui logs separados de programas que são executados no computador e logs mais detalhados de serviços específicos do Windows.

Para que serve o Visualizador de Eventos?

O Visualizador de Eventos pode ajudar a identificar e a solucionar um certo problema que esteja ocorrendo no seu computador, desde casos pequenos como um programa que sempre fecha até casos mais graves, como erros de hardware e a famosa tela azul da morte. Caso um problema semelhante a esse tenha ocorrido no seu computador, é provável que a ferramenta tenha registrado o erro.

Na imagem abaixo, vemos que o Visualizador de Eventos identificou a causa do desligamento repentino do computador como “Evento 41, Kernel-Power”. Com essa informação, o usuário consegue solucionar o problema de desligamento com muito menos trabalho, pois já sabe o erro causado pelo mesmo.

Erro Kernel-Power - Visualizador de Eventos

Como abrir um evento:

Para abrir um evento, selecione uma categoria na barra lateral esquerda (1). Expanda a categoria e selecione uma sub-categoria (2). Os eventos aparecerão na parte superior da janela. Clique em um evento para ver os detalhes (3).

Abrindo um evento no Visualizador de Eventos

Conclusão:

O Visualizador de Eventos é uma ferramenta muito importante do Windows, pois monitora e registra as atividades feitas no computador. Ela também permite ao usuário se prevenir e/ou resolver um problema sério no computador, pois exibe avisos de problemas que ocorreram ou podem ocorrer futuramente no sistema. Se um erro grave aconteceu no seu computador e você não sabe como resolver, ir no Visualizador de Eventos é uma boa forma de tentar identificar o problema.

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

2 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top