Tutorial: Como alterar a memória virtual no Windows 10

Como sabemos, a memória RAM é o componente do computador responsável por armazenar temporariamente itens e informações para que o processador possa acessá-los mais rapidamente. Quando abrimos um programa ou um jogo, é necessário que esse programa salve os arquivos que irá utilizar em algum lugar. Em outras palavras, o programa irá salvar os seus arquivos na memória RAM.

Mas o que acontece quando a memória RAM não consegue armazenar todos os dados e informações sozinhas? Para resolver esse problema, o Windows pega uma pequena porção de espaço do disco rígido, e utiliza essa pequena porção como uma memória virtual, a fim de ajudar a memória RAM a armazenar informações e itens.

Mas o que seria exatamente essa memória virtual?

A memória virtual, também chamada de arquivo de paginação (pagefile), é um arquivo criado pelo Windows que, como o próprio nome sugere, funciona como uma memória adicional. A memória virtual armazena os itens e as informações que a memória RAM não consegue armazenar sozinha, e sua principal função é aumentar a quantidade de memória disponível para armazenar dados temporários utilizados pelos processos em execução.

O tamanho da memória virtual pode variar em cada computador – 2 GB, 4 GB, 6 GB, etc. – dependendo de quanta memória RAM o computador possui. O Windows permite que esse tamanho possa ser alterado, assim o usuário pode tanto aumentar quanto diminuir a memória virtual.

Neste tutorial, ensinaremos como alterar a memória virtual no Windows 10. Confira:

Aumentando a memória virtual no Windows 10:

Passo 1: Clique com o botão direito no menu Iniciar e selecione a opção Sistema.

Clique com o botão direito no menu Iniciar, depois clique em Sistema

Passo 2: Clique em Configurações avançadas do sistema, no menu esquerdo. Uma janela abrirá. Clique na guia Avançado, depois clique no primeiro botão de Configurações, no menu Desempenho.

Clique em Configurações avançadas do sistema, depois Avançado e no primeiro botão Configurações

Passo 3: Clique na guia Avançado. Depois, clique em Alterar.

Clique em Avançado, depois clique em Alterar

Passo 4: Desmarque a caixa Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação. A seguir, você poderá selecionar entre as 3 seguintes opções:

Definir um tamanho personalizado: Marcando a opção Tamanho personalizado, você poderá definir o quanto de memória virtual você deseja ter. Coloque o tamanho inicial e o tamanho máximo da memória virtual em suas respectivas caixas – o tamanho deverá ser colocado em MB. 1 GB = 1000 MB.

No exemplo abaixo, a memória virtual será de 6 GB a 8 GB.

Defina o tamanho inicial e o tamanho máximo para a memória virtual

Tamanho gerenciado pelo sistema: o Windows irá definir automaticamente o tamanho do arquivo de paginação.

Sem arquivo de paginação: O Windows desativa a memória virtual – fazer isso libera no hd o espaço utilizado pela mesma. Marque essa opção somente se o seu computador possuir bastante memória, como 8 GB ou mais, do contrário seu computador poderá sofrer travamentos por causa da falta de memória.

Clique em Sem arquivo de paginação

Passo 5: Depois de selecionar a opção desejada, clique em Definir e em OK. Reinicie o computador para que as alterações sejam concluídas.

Pronto. A memória virtual deverá ter sido alterada de acordo com o que você definiu.

Para verificar se a memória virtual realmente foi alterada:

Para verificar se as mudanças realmente foram feitas, volte a janela da memória virtual (passo 4) e verifique o que diz em Atualmente alocado. Se você escolheu a opção Tamanho personalizado, aparecerá a quantidade de memória virtual que você definiu. Se você escolheu a opção Sem arquivo de paginação, deverá aparecer 0 MB.

Verifique se a memória virtual realmente foi alterada de acordo com a informação em Atualmente alocado

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

5 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top