Anti-Aliasing: o que é?

Anti-Aliasing

Anti-Aliasing, termo referido quando o assunto é jogos, é um recurso utilizado pelas placas de vídeo para melhorar a qualidade da imagem. Mas o que é exatamente o Anti-Aliasing? Qual a sua função nos jogos? Essas e outras questões serão respondidas neste artigo.

Anti-Aliasing: o que é e para que serve?

Tudo o que vemos no nosso computador, seja uma linha, uma imagem, etc. é formado por um conjunto de pixels (pequenos quadrados). Quando observamos algo circular em nosso computador, temos a impressão de que as bordas desse algo são lisas. No entanto, ao observarmos de perto, notamos que as bordas parecem mais escadas, não sendo realmente lisas.

Normalmente, quando se trata de uma imagem comum, isso não é um grande problema. No entanto, isso não se aplica as formas 3D. Essas formas, por possuírem uma quantidade maior de detalhes, tendem a ter mais problemas com as bordas serrilhadas.

Para isso existe o Anti-Aliasing – também referido por AA. O filtro, presente principalmente em jogos, aumenta a ilusão de que uma imagem é lisa, fazendo com que as bordas de uma linha fiquem embaçadas. Ao ver de perto, a impressão é que as bordas estão borradas, mas ao ver de longe, a qualidade é muito grande.

Filtro Anti-AliasingO Anti-Aliasing melhora a qualidade da borda de objetos 3D

Como o Anti-Aliasing funciona?

Para conseguir esse efeito, o Anti-Aliasing, ao invés de gerar uma imagem de mesmo tamanho da tela, gera uma versão da imagem várias vezes maior. Dessa maneira, há uma quantidade de pixels muito maior para se trabalhar, permitindo que o recurso possa inserir mais detalhes na imagem que antes. Por fim, o Anti-Aliasing redimensiona a imagem para a resolução do monitor.

Existem diversos valores de Anti-Aliasing, que podem variar de 2x até 32x – no entanto, a maioria dos jogos só alcançam 16x. Esses valores representam o número de vezes que a imagem será aumentada, portanto quanto maior o valor, maior será a qualidade da imagem final.

Níveis de Anti-AliasingDiferentes níveis de Anti-Aliasing

Para computadores potentes

O Anti-Aliasing com certeza é um dos filtros mais importantes na hora de melhorar a qualidade dos gráficos de um jogo. No entanto, o recurso tem uma desvantagem: quando ele está ativado, ele aumenta consideravelmente o processamento, mesmo em seus níveis mínimos. Isso significa que ao executar um jogo com o Anti-Aliasing ativado, esse jogo poderá ter uma grande queda de desempenho e poderá ficar muito lento.

O Anti-Aliasing chega a ser tão pesado que um dos testes para analisar a qualidade de uma nova placa de vídeo é testar se o hardware consegue manter uma boa taxa de fps (quadros por segundo) com o filtro ativado. Por isso, ele normalmente é utilizado como um recurso extra para aqueles que possuem computadores muito potentes, sendo preferível aumentar a resolução da tela ao máximo antes de ativá-lo.

Essas foram as definições do que é o Anti-Aliasing. Esperamos que tenha compreendido sobre o assunto. Esperamos você no nosso próximo artigo.

Artigos Relacionados: Tutorial: Como configurar uma placa de vídeo ATI

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top