Ferramenta de diagnóstico do DirectX

Dxdiag icon
 
A Ferramenta de diagnóstico do DirectX – popularmente conhecida como dxdiag.exe – é um recurso do Windows que mostra informações sobre o sistema e os principais componentes do DirectX. Além de mostrar informações sobre os componentes do computador (memória RAM, processador, BIOS, fabricante, etc.), ele também verifica se os recursos do DirectX estão ativados e se estão funcionando corretamente.
 
Ferramenta de Diagnóstico do DirectX (dxdiag)
O que é DirectX?

directxDirectX é um grupo de tecnologias presente no Windows que permite exibir e acelerar aplicativos que trabalham com recursos multimídia, (jogos, vídeos em 3D, áudio avançado, etc). Ele é o responsável por executar os jogos do seu computador e/ou por executar aplicativos em 3D (a menos que esteja desativado).

O DirectX vem instalado por padrão no Windows. Ele não pode ser desinstalado, no entanto ele pode ser desativado, caso estiver causando problemas para o usuário.

A interface da Ferramenta de diagnóstico do DirectX é dividida em guias. A primeira guia mostra a visão geral da ferramenta e as outras informações sobre recursos específicos do DirectX.

Interface da Ferramenta de diagnóstico do DirectX

As guias seguintes mostram informações sobre os recursos do DirectX integrados á placa de vídeo, ao som e aos componentes de entrada (teclado, mouse, dispositivos USB, etc). Elas também mostram os drivers dos componentes e informam o usuário se o driver é assinado digitalmente ou não. Em todas as guias exceto a primeira, o usuário encontra uma caixa de Observações, que relata se há ou não problemas com algum componente do computador.

Informações sobre componentes e drivers na Ferramenta de diagnóstico do DirectX

Por fim, a Ferramenta de diagnóstico do DirectX pode ser um recurso útil para determinar qual versão do DirectX os componentes multimídia do seu computador (placa de vídeo, som, etc.) suportam – é importante saber qual versão do DirectX é suportada para baixar jogos que seu computador possa rodar – , além de mostrar informações sobre o sistema e os drivers dos componentes. Também é possível salvar as informações em um arquivo de texto, para depois acessar essas informações futuramente.

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top