Programas para proteção contra ameaças

Virus 
Você está navegando tranquilamente na internet, quando de repente se depara com um site malicioso, que você desconhece. Esse site faz download de um vírus para o seu computador sem o seu consentimento e seu computador fica infectado e para de funcionar corretamente. Essas e outras situações podem comprometer a segurança do usuário ao usar o computador diariamente.

hackerVírus, malwares, spyware, spam, etc. são algumas das diversas ameaças que podem comprometer a segurança do usuário e de seu computador. Hoje em dia um hacker pode facilmente invadir um computador desprotegido e roubar dados, assim prejudicando o usuário.

Para ajudar a manter o computado protegido, existem os softwares de segurança. Os softwares de segurança possuem várias categorias, desde antivírus a firewalls, e protegem o computador em determinadas áreas. A proteção básica mas essencial para um computador requer um antivírus, um firewall e um antispyware, no entanto há mais programas que também ajudam a proteger o computador contra ameaças.

-Antivírus

Antivírus, como o próprio nome diz, é um programa que protege o computador contra vírus e ameaças semelhantes e impede que eles prejudiquem o usuário.

AntivirusOs antivírus possuem a função de barrar, eliminar ou isolar ameaças para que elas não afetem o computador. Eles são atualizados constantemente com novas definições, para poder identificar novos vírus. O antivírus é um programa vital para um computador, pois sem ele o computador fica muito vulnerável e é facilmente infectado.

Há vários programas antivirus no mercado, alguns grátis e outros pagos. Abaixo há alguns dos antivírus mais populares e eficientes do mercado.

AvastBitDefenderSecurity Essentials

AVG-Anti-Virus-Free-EditionKasperskyNorton

-Antispyware

Antispyware é um programa que possui a função de impedir que spywares recolham informações sobre o computador do usuário e envie estas informações a uma entidade externa. Alguns antivírus possuem recursos antispyware, mas esses recursos geralmente não são tão bons quantos os recursos de um programa antispyware.

-O que é spyware?

SpywareSpyware é um programa espião, que tem como função coletar informações sobre atividades realizadas no computador pelo usuário. Os spywares podem ser usados por uma entidade de forma ilegal para coletar dados sobre uma pessoa e praticar atividades ilegais, mas também podem ser usados de forma legal, quando uma empresa de anúncio coleta informações sobre seus assinantes para escolher o tipo de anúncio que eles irão apresentar.

O Windows Vista e 7 possuem seu próprio antispyware instalado, o Windows Defender. Caso desejar outro programa, há diversos programas antispyware, como o Spybot – Search & Destroy, Spyware Terminator e SUPERAntiSpyware Free. Como já mencionado antes, alguns antivírus como o Microsoft Security Essentials também possuem recursos antispyware incluídos, no entanto é melhor possuir um programa antispyware para ficar mais protegido.

-Firewalls

Firewalls são programas que tem como função garantir a segurança do computador ao enviar e receber dados da Internet. Eles bloqueam dados suspeitos, como hackers, spam e softwares mal-intencionados, protegendo assim o computador.

Firewall

O Windows possui seu próprio firewall ao ser instalado, o Firewall do Windows. Como alternativa, há firewalls como o Comodo, o ZoneAlarm Free Firewall e o Ashampoo Firewall, entre outros.

-Outros programas

Também existem outros programas de segurança, como o Malwarebytes, que é um antimalware, programas de segurança que escaneiam o computador online e programas que são complementos de antivírus (possuem funções semelhantes mas não substituem antivírus por completo), como a Ferramenta de remoção de software mal-intencionado do Windows.

-Use somente um programa

Apesar de possuir programas de segurança como antivírus instalados deixarem o computador mais seguro, usar mais de um programa da mesma categoria (ex: dois antivirus) pode deixar o computador menos seguro e mais lento, além de poder haver conflito entre os programas na hora de corrigir uma ameaça. Por isso deve-se usar somente um antivírus, um antispyware e um firewall, a fim de evitar os problemas citados acima.

Agora que você sabe um pouco mais sobre programas de segurança, é hora de escolher quais programas você deseja ter instalados em seu computador. Escolha os softwares de sua preferência e instale-os para manter seu computador seguro e livre de ameaças.

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top