O Gerenciador de tarefas, como todos sabem, é o aplicativo do Windows que permite monitorar e gerenciar aplicativos abertos pelo usuário e/ou pelo sistema. Com ele, é possível verificar se tem algum programa ou jogo aberto que está tornando o sistema lento ou travando o sistema e, com poucos cliques, fechar o aplicativo.
No Windows 8, o gerenciador de tarefas sofreu várias mudanças, tanto em sua interface quanto em seus recursos. Agora o programa possui dois modos de visualizações, o modo simplificado, para usuários que não conhecem muito sobre o aplicativo, e o modo avançado, que mostra todas as opções e funções.
O Gerenciador de tarefas também possui mais abas – visíveis clicando no botão Mais Detalhes, contendo assim mais funções do programa. O aplicativo está bem mais simples e detalhado, mesmo os usuários iniciantes não devem ter dificuldade para entender os dados.
O Gerenciador de tarefas agora conta com 7 abas, que são:
Processos: Como o nome sugere, mostra os processos em execução, divididos em processos em primeiro e segundo plano. A aba mostra os dados totalmente simplificados, assim o usuário pode ver e gerenciar rapidamente aplicativos em execução.
Desempenho: Mostra dados como utilização de CPU, Memória e Disco. A função da aba é manter o usuário informado sobre a utilização e o consumo de recursos do computador.
Histórico de aplicativos: Mostra todos os aplicativos abertos pelo usuário em um determinado período de tempo. Também mostra dados como o tempo de uso da CPU e a utilização de rede, além de permitir excluir o histórico.
Inicializar: Mostra programas que são inicializados junto com o Windows. Também permite desabilitar a inicialização desses programas com o Windows, o que pode diminuir o tempo de inicialização do sistema operacional.
Usuários: Como o nome sugere, mostra as contas de usuário do computador ativas e quanto essas contas estão consumindo dos recursos do computador.
Detalhes: Mostra uma lista totalmente detalhada dos processos em execução. Todo e qualquer aplicativo que estiver aberto no sistema será exibido nessa lista.
Serviços: Como o nome também sugere, mostra uma lista com todos os serviços do sistema em execução, além de fornecer acesso direto ao aplicativo Serviços.
Por fim, essas foram as mudanças feitas no Gerenciador de tarefas do Windows. Além do programa estar mais simples e fácil de utilizar, o usuário pode realizar várias tarefas que requeriam abrir outros programas do Windows – como desabilitar programas que iniciam com o Windows, que antes era necessário abrir o msconfig. E você, leitor, o que achou do aplicativo? Conte-nos sua opinião sobre o novo Gerenciador de tarefas nos comentários.
0 comentários