Jogos do Windows 7: Chess Titans

Chess Titans icone

Gosta de jogar xadrez? Então você irá gostar muito do Chess Titans. Chess Titans é um jogo incluído nas versões do Windows Vista e 7, e permite ao usuário jogar o famoso xadrez contra o computador ou contra outra pessoa.

Chess Titans

Chess Titans é um jogo para as pessoas que gostam de xadrez. Com sua bela interface, gráficos exuberantes em 3D e sons realistas, o jogo fica mais realista e agradável. Chess Titans possui vários níveis de dificuldade, que visam testar a habilidade e o raciocínio do usuário ao jogar xadrez.

Regras e conceitos básicos do Chess Titans

Por se tratar de um simulador de xadrez, é óbvio que as regras do Chess Titans sejam as mesmas do jogo de tabuleiro. Para quem não conhece, as regras do xadrez são as seguintes:

O Chess Titans é um jogo de dois jogadores, chamados de branco e preto. O objetivo do jogo é capturar o rei, conhecido como xeque-mate.

O Chess Titans é jogado em um tabuleiro com 64 casas (quadrados). Cada jogador começa com 16 peças, enfileiradas em duas linhas. A primeira linha é ocupada pelos peões. A segunda linha é ocupada por duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha e um rei.

Organização das peças no tabuleiro

O jogador com as peças brancas começa o jogo, depois os jogadores vão alternando as rodadas. Para mover uma peça, basta clicar na peça e depois clicar na casa onde você deseja movê-la. Quando o usuário seleciona uma peça, o Chess Titans mostra para onde a peça pode ser movida, destacando a casa de azul. As casas que possuem peças que podem ser capturadas são destacadas de vermelho.

Movimento das peças

  • Peão: O peão pode mover duas casas para frente no primeiro movimento e uma casa para frente nos movimentos seguintes. Os peões capturam peças inimigas se movendo em diagonal;
  • Cavalo: O cavalo se move na forma de L, (duas casas em qualquer direção, uma volta de 90 graus e mais uma casa). Os cavalos são as únicas peças que podem pular outras peças;
  • Bispo: O bispo se move apenas na diagonal, quantas casas desocupadas quiser;
  • Torre: A torre se move apenas na horizontal, quantas casas desocupadas quiser;
  • Rainha: A rainha é a peça mais poderosa do jogo. Ela pode mover quantas casas desocupadas quiser e em qualquer direção;
  • Rei: O rei pode se mover apenas uma casa em qualquer direção. Ele é a peça mais fraca e a mais importante do jogo.

Não é valido mover uma peça para um casa que está ocupada por outra peça sua. Caso você entrar em uma casa ocupada por uma peça do seu oponente, a peça será considerada capturada e removida do tabuleiro.

O xeque-mate (captura do rei) acontece quando o rei é encurralado por uma peça inimiga sem nenhuma rota de fuga disponível. Quando isso acontece, a casa do rei fica com um brilho vermelho.

Manobras

O jogador também pode realizar manobras especiais no jogo. Veja a seguir:

Roque: O roque é uma técnica defensiva, que permite mover duas peças em uma só jogada (única vez que isso é válido no xadrez). No roque, o rei se move duas casas para o lado e a torre ocupa a casa que o rei deixou vazia.

Técnica do roque

O roque só pode ser feito se o rei e a torre estiverem em suas posições originais, o rei não estiver em xeque e não tiver nenhuma peça bloqueando a manobra. Caso a técnica de roque for possível, o Chess Titans exibirá uma casa roxa onde o rei deverá ser colocado. Para realizar o movimento, basta clicar na casa roxa.

En passant: En passant (ao passar, em francês), é um movimento que é usado pelo peão, e acontece raramente. O En passant acontece quando um dos seus peões está parado na quinta linha e um peão inimigo em uma coluna adjacente tenta avançar duas casas em seu primeiro movimento.

Movimento En Passant

Normalmente, o peão inimigo não seria capturado (peões só capturam peças na diagonal). Utilizando um En passant, você pode mover sua peça para a casa vazia atrás do peão inimigo para capturá-lo. Essa técnica só será válida se for feita imediatamente após o primeiro movimento do peão inimigo.

Promoção de peão: Avance o peão até a última linha do tabuleiro e promova-o a torre, bispo, cavalo ou rainha, para aumentar o número de peças poderosas no seu exército. A promoção para a rainha normalmente é a melhor escolha.

Promoção de peão: escolha entre a rainha, torre, bispo ou cavalo

Níveis de dificuldade

Chess Titans possui 10 níveis de dificuldade. Na primeira vez que o jogo é iniciado, o usuário deve escolher qual nível de dificuldade ele deseja jogar. O nível de dificuldade também pode ser alterado em Opções, no menu Jogo.

Selecione o nível de dificuldade

Pronto para jogar? Clique no Menu Iniciar, depois em jogos e clique duas vezes em Chess Titans. Teste sua habilidade contra o computador em uma desafiante partida de xadrez.

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top