O Windows Explorer, como todos sabem, é o programa do Windows que permite explorar e gerenciar arquivos do disco rígido e outros dispositivos conectados ao computador. É nele onde abrimos, editamos, copiamos, colamos e/ou excluímos nossos arquivos, etc.
No Windows 8, o Windows Explorer sofreu algumas mudanças e aprimoramentos. O aplicativo agora não se chama mais Windows Explorer, e sim File Explorer (Gerenciador de Arquivos).
O Gerenciador de Arquivos do Windows 8 agora está integrado com a interface Ribbon (interface introduzida no Office 2007). O usuário pode acessar diversas funções que eram acessadas pelo menu de contexto (menu que aparece clicando com o botão direito), como copiar e colar arquivos, por meio de abas na parte superior da janela.
As abas mais comuns são dividias em Início, que mostra as funções básicas do Gerenciador de Arquivos, Compartilhar, que permite enviar o arquivo para e-mail, fax, DVD, etc., e Exibir, que como o nome sugere, muda a exibição do programa. No entanto, dependendo do arquivo e/ou local, novas abas com funções mais específicas aparecem.
Outra mudança visível na ferramenta é a janela de progresso de envio de arquivos. Quando o usuário copia ou move um arquivo, a janela de progresso detalha totalmente o processo, mostrando um gráfico de variação da velocidade de transferência e apresentando informações como tempo e itens restantes. Além disso, a janela mostra opções para pausar ou cancelar a operação.
Por fim, clicando na guia Arquivo, na parte superior direita do Gerenciador de Arquivos, é possível obter acesso direto ao Prompt de Comando e ao Windows PowerShell, além de abrir uma nova janela e Excluir o histórico da ferramenta.
Essas foram as principais mudanças do Gerenciador de Arquivos no Windows 8. Além da ferramenta possuir seus recursos aprimorados, a acessibilidade a suas funções está muito mais simples e fácil. E você, leitor, o que achou do novo “Windows Explorer”? Conte-nos nos comentários.
0 comentários