A manutenção do computador é uma das tarefas mais importantes a se fazer. Limpar e desfragmentar o disco e excluir os arquivos inúteis do computador contribuem para otimizar a velocidade e o desempenho geral do sistema e evitar lentidão e travamentos.
No Windows, para realizar uma manutenção, o usuário necessita executar manualmente as ferramentas de manutenção e/ou baixar um programa de terceiros para poder realizar manutenções automáticas. No Windows 8, isso mudou: o novo Windows possui um novo recurso chamado Manutenção Automática, que cuida da limpeza do computador sem que o usuário precise abrir várias ferramentas para realizar esta tarefa.
A Manutenção Automática do Windows 8, como o nome sugere, é um recurso que permite ao Windows executar automaticamente tarefas de manutenção, como atualizações de software, verificação de segurança e diagnósticos do sistema. Ela é executada diariamente em um horário agendado. No entanto, se o usuário estiver usando o computador no horário agendado, a Manutenção Automática não é executada, e é adiada para quando o computador não estiver em uso.
Abaixo, a Manutenção Automática executa o Windows Defender automaticamente para verificar o sistema por possíveis ameaças.
Para alterar o agendamento da Manutenção Automática, basta digitar “Manutenção Automática” na tela inicial do Windows 8 e selecionar a opção Alterar configurações da Manutenção Automática. Depois, basta selecionar o horário que você deseja que a Manutenção Automática seja executada e clicar em Ok.
O usuário também pode definir se o computador deve ser ativado quando a Manutenção Automática for executada, marcando a opção Permitir que a Manutenção Automática ative meu computador no horário agendado.
A Central de Ações do Windows notifica o usuário sobre a Manutenção Automática. Mensagens como executar a Manutenção Automática e Manutenção Automática em andamento são exibidas pela Central de Ações e pelo seu ícone na barra de tarefas (Área de trabalho).
Por fim, a Manutenção do Sistema pode demorar muito tempo para ocorrer. Ela não causa muita lentidão no sistema, no entanto, ao executar aplicativos mais pesados, o computador poderá ficar muito lento.
Esse é o novo recurso presente no novo Windows 8. A Manutenção Automática com certeza é uma excelente ferramenta, pois dispensa a necessidade de ter que abrir vários programas de manutenção e executar tarefas de manutenção manualmente.
0 comentários