Antivírus parou de funcionar: e agora?

Olá leitores da Windows Fail.

Ultimamente tenho recebido muitas reclamações sobre antivírus: o antivírus para de funcionar e o usuário não consegue ativá-lo de jeito nenhum, mesmo clicando no botão ativar, ou corrigir (dependendo do antivírus).

Por isso, decidi escrever este artigo para ajudar quem estiver passando pelo mesmo problema, e apontar as possíveis causas e soluções. Veja a seguir porque o antivírus parou de funcionar e como corrigir esse grande problema.

Antivírus parou de funcionar: e agora?

Antivírus para de funcionar

Você está mexendo em seu computador normalmente, quando de repente aparece uma notificação do antivírus. Essa notificação diz que o antivírus está desativado, e que ele deve ser ativado imediatamente. No entanto, mesmo clicando na opção para ativar o antivírus, o antivírus não é ativado, e isso lhe gera uma grande dor de cabeça.

Causa do problema

Esse problema é causado devido a alguns dos arquivos do antivírus se tornarem corrompidos. Em alguns casos, ele pode ser causado por um vírus, que se instalou no sistema e corrompeu os arquivos do antivírus para deixá-lo desativado e, consequentemente, deixar o computador menos seguro.

Solução do problema

Em primeiro lugar, tente reiniciar o computador e veja se o antivírus ativa junto com o Windows. Caso isso não funcionar, tente reinstalar o antivírus.

Tente desinstalar e reinstalar o antivírus para verificar se o problema foi corrigido

Se isso também não funcionar, a solução é baixar outro antivírus. Como cada antivírus detecta vírus diferentes, é bem possível que o novo antivírus possa detectar e eliminar o vírus presente no sistema. Clique aqui para escolher e baixar outro antivírus para seu computador.

Por fim, uma última solução – e a mais eficiente, provavelmente –  é restaurar o computador a um ponto anterior no tempo. Use a restauração do sistema para poder reverter as configurações do computador para uma data antes do antivírus parar de funcionar, assim o antivírus deverá funcionar novamente.

Para restaurar o computador usando um ponto de restauração, vá até o menu Iniciar e digite Restauração do Sistema, depois dê Enter. Aguarde até uma janela abrir. Na janela, clique em Avançar. Escolha um ponto de restauração que data antes do antivírus parar de funcionar e clique em Avançar. Clique em Concluir e as configurações do sistema serão restauradas.

Nota: o inconveniente de usar a restauração do sistema é que o usuário terá que reinstalar todos os programas e drivers instalados depois da data que o ponto de restauração foi criado.

Restauração do sistema

Essas foram as possíveis causas e soluções para o caso do antivírus parar de funcionar. Caso você também estiver com o mesmo problema, esperamos que tenha conseguido solucioná-lo. Esperamos você no nosso próximo artigo.

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top