Tutorial: Como criar partições no Windows 8

Partições

Você é usuário do Windows 8 e deseja particionar o seu disco rígido? Você deseja realizar esta tarefa sem precisar baixar algum programa? Pode relaxar, pois assim como o Windows 7, o novo Windows também permite ao usuário particionar o HD.

  • O que é partição?

    Para quem não sabe, partição (também chamada de volume) é uma área no disco rígido que pode ser formatada com um sistema de arquivos (ex: FAT, NTFS, FAT32) e é identificada por uma letra do alfabeto. Quando o Windows é instalado, geralmente a letra da partição é C, como na imagem abaixo.

    image13

    Criar uma nova partição gera algumas vantagens para o usuário, como backup de arquivos importantes e a instalação de um novo Windows sem ter que abrir mão do atual.

  • Para criar uma partição no Windows 8:

    A criação de uma nova partição no Windows 8 é praticamente igual ao Windows 7, portanto quem sabe criar partições no Windows 7 saberá criar no novo Windows sem dificuldades.

    Passo 1: Na Área de Trabalho, abra o Explorador de Arquivos (novo Windows Explorer). Clique com o botão direito em Computador, depois clique em Gerenciar.

    No Explorador de arquivos, clique com o botão direito em Computador, depois clique em Gerenciar.

    Passo 2: Na janela que abre, clique duas vezes em Repositório e depois clique em Gerenciamento de disco. As partições do HD – e de outros dispositivos de armazenamento conectados ao computador – irão ser exibidas.

    Capturar

    Você precisará diminuir o espaço da partição primeiro para criar uma nova partição – caso haja algo na janela relacionado á “Não alocado”, prossiga para o passo 5.

    Passo 3: Clique com o botão direito em uma das partições (de preferencia a com maior espaço) e clique em Diminuir volume. Aguarde até que uma nova janela apareça.

    Clique com o botão direito em uma das partições e clique em Diminuir volume

    Passo 4: Digite um espaço a diminuir em MB (megabytes) e clique em Diminuir, como na imagem abaixo. A partição que você escolher terá menos espaço disponível e um bloco chamado “Não alocado irá aparecer”.

    Digite um espaço a diminuir em MB (megabytes) e clique em Diminuir

    Passo 5: Clique com o botão direito em Não alocado e clique em Novo Volume Simples.

  • Clique com o botão direito em Não alocado e clique em Novo Volume Simples

    Passo 6: Na tela inicial do assistente, clique em Avançar. Digite o tamanho em MB (megabytes) do novo volume, depois clique em Avançar novamente.

    Clique em Avançar, depois digite o tamanho em MB (megabytes) do novo volume, depois clique em Avançar novamente

    Passo 7: Escolha uma letra de unidade e clique em Avançar. Na tela seguinte, marque Formatar este volume com as seguintes configurações e defina as seguintes opções:

    • Sistema de arquivos: escolha entre FAT32 e NTFS;
    • Tamanho da unidade de alocação: clique em Padrão;
    • Rótulo do volume: escolha um nome para o volume (ex: Minha partição).

    Defina as configurações de formatação da partição e clique em Avançar

    Depois de ter definido as configurações acima, clique em Avançar. A janela irá mostrar que o novo volume foi criado com sucesso. Clique em Concluir e sua nova partição estará pronta para uso.

    Nova partição pronta para uso

    Compartilhar este artigo
    • Share to Facebook
    • Share to Twitter
    • Share to Google+
    • Share to Stumble Upon
    • Share to Evernote
    • Share to Blogger
    • Share to Email
    • Share to Yahoo Messenger
    • More...

    34 comentários

    1. gostei.... aprovado....
      parabéns....

      ResponderExcluir
    2. Wellington Mattozo8 de outubro de 2013 15:01

      Muito bom cabeça, parabéns cara, tutorial massa!

      ResponderExcluir
    3. Tenho um disco de 750 gb e gostaria de particionar deixando o disco C (pra sistema) com 70 gb (acho suficiente) e a outra partição para dados. No gerenciador do windows 8 não consigo fazer, já que o gerenciador determina o tamanho e não permite alterar o tamanho que quero. Existe outra forma de deixar meu disco como descrito aqui? Se puderem ajudar, agradeço.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Você pode usar o programa EASEUS Partition Master, ele permite que você divida o espaço do HD como você desejar: http://www.baixaki.com.br/download/easeus-partition-master-home-edition.htm

        Excluir
    4. Muito obrigado André Felipe, baixei e vou executar mais tarde. Valeu.

      ResponderExcluir
    5. Caracas, nem acredito.... consegui... um amigo que se acha um profissional em informática, disse que não repartia o windows 8 sem baixar um programa... Esse tutorial foi sensacional... Quer saber, todos somos capazes é ter paciência e pesquisar e seguir o passo a passo... Quem fez esse tutorial é mesmo muito capacitado... obrigada!!!

      ResponderExcluir
    6. Parabéns seu tutorial é ótimo! FUNCIONA PESSOAL!!!!!!!

      ResponderExcluir
    7. Parabéns, simples e objetivo, e o mais importante: funciona!

      ResponderExcluir
    8. Muito bom o tutorial. Funcionou no meu windows 8.1! É só seguir os passos direitinho, como orienta o tuto, e pôr a mão na massa.

      ResponderExcluir
    9. Muito bom. Parabéns!!!!!!!

      ResponderExcluir
    10. Muito bom. Agradeço-lhe a generosidade de compartilhar conhecimento. Abraço.

      ResponderExcluir
    11. olá tenho um hd de 500gb quero deixar 100gb para o c e 400gb para a outra partição mas tenho uma dúvida no tamanho em mb e gostaria de saber so corre o risco de perder os arquivo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Marcos,

        Ao dividir e criar partições, o gerenciador de disco automaticamente define qual o tamanho máximo que você pode particionar seu HD. Não se preocupe, você não perderá os arquivos quando particionar seu disco. Abraços.

        Excluir
    12. Quando tento particionar o meu hd, o windows me 0 mb de memória, o que faço?

      ResponderExcluir
    13. Bom dia amigos,saberiam dizer se caso eu crie uma nova partição, ex E, e depois eu o remova, o espaço gerado até então em E retornaria ao D ou C do computador?por favor caso alguém já tenha feito a experiência, dá uma luz aqui pro leigo de plantão!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Adriano,
        Caso você crie uma nova partição e depois a remova, o espaço gerado na mesma não ficará alocado a nenhuma partição. No entanto, você ainda pode utilizar esse mesmo espaço criando uma nova partição ou adicionando-o a uma partição já existente, caso seja possível. Abraços

        Excluir
    14. Ajudou bastante! Obrigado pelo tutorial!

      ResponderExcluir
    15. Parabéns,muito bom,me ajudou muito.

      ResponderExcluir
    16. Valeu mano! Ajudou muito!

      ResponderExcluir
    17. Ola Carlos Silva !
      Eu também tenho HD de750gb e não conseguia um valor maior, eu resolvi assim.Primeiro diminuído o disco C,em seguida criando o outro volume,para mim deu certo.Abs

      ResponderExcluir
    18. Parabéns e muito obrigado!

      ResponderExcluir
    :) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

     
    © 2011 Windows Fail | 2012 Templates
    Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
    Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
    Posts RSSComments RSS
    Back to top