Tutorial: Como criar partições no Windows 8

Partições

Você é usuário do Windows 8 e deseja particionar o seu disco rígido? Você deseja realizar esta tarefa sem precisar baixar algum programa? Pode relaxar, pois assim como o Windows 7, o novo Windows também permite ao usuário particionar o HD.

  • O que é partição?

    Para quem não sabe, partição (também chamada de volume) é uma área no disco rígido que pode ser formatada com um sistema de arquivos (ex: FAT, NTFS, FAT32) e é identificada por uma letra do alfabeto. Quando o Windows é instalado, geralmente a letra da partição é C, como na imagem abaixo.

    image13

    Criar uma nova partição gera algumas vantagens para o usuário, como backup de arquivos importantes e a instalação de um novo Windows sem ter que abrir mão do atual.

  • Para criar uma partição no Windows 8:

    A criação de uma nova partição no Windows 8 é praticamente igual ao Windows 7, portanto quem sabe criar partições no Windows 7 saberá criar no novo Windows sem dificuldades.

    Passo 1: Na Área de Trabalho, abra o Explorador de Arquivos (novo Windows Explorer). Clique com o botão direito em Computador, depois clique em Gerenciar.

    No Explorador de arquivos, clique com o botão direito em Computador, depois clique em Gerenciar.

    Passo 2: Na janela que abre, clique duas vezes em Repositório e depois clique em Gerenciamento de disco. As partições do HD – e de outros dispositivos de armazenamento conectados ao computador – irão ser exibidas.

    Capturar

    Você precisará diminuir o espaço da partição primeiro para criar uma nova partição – caso haja algo na janela relacionado á “Não alocado”, prossiga para o passo 5.

    Passo 3: Clique com o botão direito em uma das partições (de preferencia a com maior espaço) e clique em Diminuir volume. Aguarde até que uma nova janela apareça.

    Clique com o botão direito em uma das partições e clique em Diminuir volume

    Passo 4: Digite um espaço a diminuir em MB (megabytes) e clique em Diminuir, como na imagem abaixo. A partição que você escolher terá menos espaço disponível e um bloco chamado “Não alocado irá aparecer”.

    Digite um espaço a diminuir em MB (megabytes) e clique em Diminuir

    Passo 5: Clique com o botão direito em Não alocado e clique em Novo Volume Simples.

  • Clique com o botão direito em Não alocado e clique em Novo Volume Simples

    Passo 6: Na tela inicial do assistente, clique em Avançar. Digite o tamanho em MB (megabytes) do novo volume, depois clique em Avançar novamente.

    Clique em Avançar, depois digite o tamanho em MB (megabytes) do novo volume, depois clique em Avançar novamente

    Passo 7: Escolha uma letra de unidade e clique em Avançar. Na tela seguinte, marque Formatar este volume com as seguintes configurações e defina as seguintes opções:

    • Sistema de arquivos: escolha entre FAT32 e NTFS;
    • Tamanho da unidade de alocação: clique em Padrão;
    • Rótulo do volume: escolha um nome para o volume (ex: Minha partição).

    Defina as configurações de formatação da partição e clique em Avançar

    Depois de ter definido as configurações acima, clique em Avançar. A janela irá mostrar que o novo volume foi criado com sucesso. Clique em Concluir e sua nova partição estará pronta para uso.

    Nova partição pronta para uso

    Compartilhar este artigo
    • Share to Facebook
    • Share to Twitter
    • Share to Google+
    • Share to Stumble Upon
    • Share to Evernote
    • Share to Blogger
    • Share to Email
    • Share to Yahoo Messenger
    • More...

    26 comentários

    1. gostei.... aprovado....
      parabéns....

      ResponderExcluir
    2. Wellington Mattozo8 de outubro de 2013 15:01

      Muito bom cabeça, parabéns cara, tutorial massa!

      ResponderExcluir
    3. Tenho um disco de 750 gb e gostaria de particionar deixando o disco C (pra sistema) com 70 gb (acho suficiente) e a outra partição para dados. No gerenciador do windows 8 não consigo fazer, já que o gerenciador determina o tamanho e não permite alterar o tamanho que quero. Existe outra forma de deixar meu disco como descrito aqui? Se puderem ajudar, agradeço.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Você pode usar o programa EASEUS Partition Master, ele permite que você divida o espaço do HD como você desejar: http://www.baixaki.com.br/download/easeus-partition-master-home-edition.htm

        Excluir
    4. Muito obrigado André Felipe, baixei e vou executar mais tarde. Valeu.

      ResponderExcluir
    5. Caracas, nem acredito.... consegui... um amigo que se acha um profissional em informática, disse que não repartia o windows 8 sem baixar um programa... Esse tutorial foi sensacional... Quer saber, todos somos capazes é ter paciência e pesquisar e seguir o passo a passo... Quem fez esse tutorial é mesmo muito capacitado... obrigada!!!

      ResponderExcluir
    6. Parabéns seu tutorial é ótimo! FUNCIONA PESSOAL!!!!!!!

      ResponderExcluir
    7. Parabéns, simples e objetivo, e o mais importante: funciona!

      ResponderExcluir
    8. Muito bom o tutorial. Funcionou no meu windows 8.1! É só seguir os passos direitinho, como orienta o tuto, e pôr a mão na massa.

      ResponderExcluir
    9. Muito bom. Parabéns!!!!!!!

      ResponderExcluir
    10. Muito bom. Agradeço-lhe a generosidade de compartilhar conhecimento. Abraço.

      ResponderExcluir
    11. olá tenho um hd de 500gb quero deixar 100gb para o c e 400gb para a outra partição mas tenho uma dúvida no tamanho em mb e gostaria de saber so corre o risco de perder os arquivo.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Marcos,

        Ao dividir e criar partições, o gerenciador de disco automaticamente define qual o tamanho máximo que você pode particionar seu HD. Não se preocupe, você não perderá os arquivos quando particionar seu disco. Abraços.

        Excluir
    12. Quando tento particionar o meu hd, o windows me 0 mb de memória, o que faço?

      ResponderExcluir
    13. Bom dia amigos,saberiam dizer se caso eu crie uma nova partição, ex E, e depois eu o remova, o espaço gerado até então em E retornaria ao D ou C do computador?por favor caso alguém já tenha feito a experiência, dá uma luz aqui pro leigo de plantão!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Adriano,
        Caso você crie uma nova partição e depois a remova, o espaço gerado na mesma não ficará alocado a nenhuma partição. No entanto, você ainda pode utilizar esse mesmo espaço criando uma nova partição ou adicionando-o a uma partição já existente, caso seja possível. Abraços

        Excluir
    :) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

     
    © 2011 Windows Fail | 2012 Templates
    Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
    Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
    Posts RSSComments RSS
    Back to top