Tutorial: Como resolver a tela azul atikmdag.sys/atikmpag.sys

Você está utilizando seu computador normalmente, quando de repente ele trava completamente. Você tenta usar o Ctrl+Alt+Del para tentar resolver o problema, mas nenhum comando no teclado funciona. E, de repente aparece a famosa tela azul da morte, exibindo o nome “atikmdag.sys ou atikmpag.sys” na parte inferior da tela, como na imagem abaixo.

Tela azul - atikmpag.sys

Se você se identificou com a situação descrita acima, saiba que há uma solução simples e eficiente para esse problema – e que não requer que você formate seu computador. Veja a seguir as causas e a solução da tela azul “atikmdag.sys/atikmpag.sys”

Causa do problema

A tela azul atikmdag.sys/atikmpag.sys acontece com os usuários de placas de vídeo AMD ATI e pode ser causada por vários problemas:
  • O usuário instalou um novo driver de vídeo AMD/ATI sem desinstalar o antigo driver antes;
  • Nas configurações do Flash Player, a opção Habilitar aceleração de hardware está ativada;
  • O arquivo atikmdag.sys ou atikmpag.sys pode estar corrompido;

Solução do problema

1. O usuário instalou um novo driver de vídeo AMD/ATI sem desinstalar o antigo driver antes:

Desinstale o driver de vídeo. Reinicie o computador e instale o driver novamente. O problema deverá ser resolvido.

2. Nas configurações do Flash Player, a opção Habilitar aceleração de hardware está ativada:

No seu navegador, clique com o botão direito em qualquer coisa em Flash e clique em Configurações. Depois, desmarque a opção Habilitar aceleração de hardware.

image[26]

3. O arquivo atikmdag.sys ou atikmpag.sys pode estar corrompido:

Passo 1: Faça o download e instale o driver de vídeo AMD ATI.

Passo 2: Após a instalação, navegue C:\Windows\System32\drivers e encontre o arquivo atikmdag.sys. Depois, renomeie o arquivo para atikmdag.sys.old

Renomeie o arquivo atikmdag.sys para atikmdag.sys.old

Passo 3: Navegue até a pasta ATI (localizada normalmente em C:\ATI) e procure pelo arquivo atikmdag.sy_. Depois de encontrá-lo, copie o mesmo para a Área de trabalho.

Dentro da pasta ATI, procure pelo arquivo atikmdag.sy_

Passo 4: Abra o menu Iniciar e digite cmd. Clique com o botão direito no cmd e selecione a opção Executar como administrador. O prompt de comando abrirá.

No menu Iniciar, digite cmd. Clique com o botão direito no cmd e selecione Executar como administrador

Passo 5: No prompt de comando, digite o comando chdir Desktop ou cd C:\Users\Nome de usuário\Desktop. Depois, digite o comando abaixo e aguarde até que o processo seja concluído:
EXPAND.EXE atikmdag.sy_ atikmdag.sys ou
expand –r atikmdag.sy_ atikmdag.sys

Digite os códigos listados no passo 5 no prompt de comando

Passo 6: Note que na Área de trabalho, aparecerá um novo arquivo atikmdag.sys. Copie o novo arquivo para C:\Windows\System32\drivers, depois reinicie o computador.
Repita o mesmo procedimento (passos 2 a 6) com o arquivo atikmpag.sys.

Copie o novo arquivo atikmdag.sys para C:\Windows\System32\drivers

Pronto. O problema deverá ser resolvido e a tela azul da morte não irá aparecer mais.
Fonte: GameVicio Fórum
Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

50 comentários

  1. me ajudo muito foi renomea a dll e paro de trava vlw pelo tuto ^^

    ResponderExcluir
  2. Tutorial errado.
    Ao invés de copiar o atikmdag.sy_ para a pasta c:\windows\system32/drivers , copiei para a área de trabalho e então o comando chdir Desktop funcionará.

    ResponderExcluir
  3. E quem não tem o ficheiro atikmdag.sy_ ?

    É que eu não tenho :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sara
      O ficheiro está incluído no driver. Faça o download do driver e siga o tutorial.

      Excluir
    2. Meu PC da tela azul por causa desse erro e não consigo ficar com ele mais de 5 min ligado como faço todo o procedimento se ele da tela azul antes de eu finalizar

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Surgiu-me esse problema e não estou a conseguir resolver. Estava a utilizar o computador normalmente e a tela apaga e nunca mais voltou a ligar. Liguei o laptop a um monitor externo pra ver o que se passava e cada vez que reinicio o laptop aparece sempre essa tela azul e volta a reiniciar automaticamente. Entrei em modo segurança e fiz aquilo que dizem aqui na página (situação 3) e resolvi uma parte do problema pois passei a conseguir entrar no computador normalmente sem aparecer a tela azul. Ainda assim continuo sem imagem na tela do laptop, mas se ligar a um monitor externo funciona normalmente.
    Agradecia uma ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu notebook também não está mais ligando para acessá-lo de jeito nenhum!!! So aparece essa tela azul e outros comandos mas não consigo mais acessar meu notebook e seus arquivos... Como eu faço para ligar meu notebook a um monitor externo?!

      Excluir
    2. O meu notebook também não está mais ligando para acessá-lo de jeito nenhum!!! So aparece essa tela azul e outros comandos mas não consigo mais acessar meu notebook e seus arquivos... Como eu faço para ligar meu notebook a um monitor externo?!

      Excluir
  7. As vezes se eu for no YouTube e assistir algum tipo de video 4k ultra HD ela fica azul do nada tentei em vários computadores mesmo com placa de video não sei porque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso pode ser nada mais nada menos do que memória ram

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Pra quem ainda estiver com o erro
    https://www.youtube.com/watch?v=3yuRRfnfzVQ&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Fiz tudo certo no tutorial e ainda continua a tela azul, que bosta de driver

    ResponderExcluir
  12. o que pode ser isso? vi no log do windows.


    Erro fatal de hardware.

    Componente: AMD Northbridge
    Origem do Erro: Exceção de Verificação de Computador
    Tipo de Erro: 11
    ID do Processador: 0

    A exibição detalhada desta entrada contém outras informações.


    POR FAVOR ME AJUDEM!! testes feito no programa whocrashed...

    crash dump file: C:\Windows\Minidump\121014-21590-01.dmp
    This was probably caused by the following module: ntoskrnl.exe (nt+0x4A5EBC)
    Bugcheck code: 0x124 (0x0, 0xFFFFFA80049158F8, 0x0, 0x0)
    Error: WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR
    file path: C:\Windows\system32\ntoskrnl.exe
    product: Microsoft® Windows® Operating System
    company: Microsoft Corporation
    description: NT Kernel & System
    Bug check description: This bug check indicates that a fatal hardware error has occurred. This bug check uses the error data that is provided by the Windows Hardware Error Architecture (WHEA).
    This is likely to be caused by a hardware problem problem. This problem might be caused by a thermal issue.
    The crash took place in the Windows kernel. Possibly this problem is caused by another driver that cannot be identified at this time.

    ResponderExcluir
  13. Boas tardes amigos

    precisava de ajuda, relativamente ao que foi postado, estou com problemas na instalação do driver, porque quando chego à parte em que o instalador do driver, esta a instalar o driver de video, a tela fica preta, depois vem o ecrã azul, e reboot automático, ficando em looping, posto isto entro em modo de segurança, e tento procurar na pasta ATI, mas não existe nada, vou a System32, e tiro de la o file e ponho no desktop, mas ai não existe....sendo assim pego no file que esta no system32, colo no dektop, faço cmd, introduzo o comando, mas ele responde que não pode descomprimir um file para ele proprio

    necessitava de ajuda urgente por favor

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  14. Boas tardes amigos

    precisava de ajuda, relativamente ao que foi postado, estou com problemas na instalação do driver, porque quando chego à parte em que o instalador do driver, esta a instalar o driver de video, a tela fica preta, depois vem o ecrã azul, e reboot automático, ficando em looping, posto isto entro em modo de segurança, e tento procurar na pasta ATI, mas não existe nada, vou a System32, e tiro de la o file e ponho no desktop, mas ai não existe....sendo assim pego no file que esta no system32, colo no dektop, faço cmd, introduzo o comando, mas ele responde que não pode descomprimir um file para ele proprio

    necessitava de ajuda urgente por favor

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, você conseguiu arrumar seu PC? Estou com o mesmo problema...

      Excluir
  15. OLÁ!
    No meu caso não é nenhum desses arquivos citados no post, o meu é o amdkmdap.sys que dá crash e se recupera com êxito.
    Já testei outros drivers. Testei mais atuais, mais velhos, betas, tudo.
    Fiz clean installation, formatei a máquina a toa, fiz de tudo MESMO. Começo a pensar que o problema tá com essa placa de vídeo, só que a loja tá me enrolando, acho que terei que ir no PROCON...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, você conseguiu arrumar seu PC? Estou com o mesmo problema...

      Excluir
  16. Nice use of charcoal in this shot :)
    This boldness has navigated right into my heart.
    This style blew my mind. thanks
    Click here to download from www.getsinto.com
    download more click here www.myonlineidea.com

    ResponderExcluir
  17. Eu preciso desistalar o driver de video da placa mae tbm? o driver de video é o amd 760g

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não, você precisa apenas desinstalar o driver referente a placa de vídeo

      Excluir
  18. instalei os drivers da placa mae e atualizei o windows para o service pack 1. mas quando chega na hora de procurar o arquivo na pasta ATI ela nao existe. e ai? o que eu faço? pode me ajudar?
    comprie peca p peca placa mae asus m5a78l-m lx/br placa de video xfx r7 250 1gb ddr5 128bits core edition

    ResponderExcluir
  19. Estou com o mesmo problema só que o meu e quando instalo o pró tools e aí os plugin avid effect da esse problema de te azul quando desinstalo estes plugins volta ao normal. Aí é que está o problema eu não posso usar o pró tools sem os plugins será que tem com resolver esse problema sem ter que desinstalar os plugins

    ResponderExcluir
  20. Estou com o mesmo problema só que o meu e quando instalo o pró tools e aí os plugin avid effect da esse problema de te azul quando desinstalo estes plugins volta ao normal. Aí é que está o problema eu não posso usar o pró tools sem os plugins será que tem com resolver esse problema sem ter que desinstalar os plugins

    ResponderExcluir
  21. Ola Galera do Blog
    Se eu fizer todo o precedimento e o problema persistir e que eu faço ?

    ResponderExcluir
  22. estou com esse erro no meu notebook, mas aqui não tem o arquivo Atikmdag.sy_
    isso compromete os passos 5 e 6. não sei o que fazer :((

    ResponderExcluir
  23. Obrigado pelo tutorial! Consegui resolver, mas de um modo um pouco diferente. Fiz uma adaptação no terceiro método (quando o arquivo está corrompido).

    No meu caso, a tela azul de erro aparecia logo quando eu ligava o computador. Então, tive de iniciá-lo em modo de segurança. Porém, não consegui fazer o passo 1 (baixar o driver AMD ATI), e aqui tive de fazer a adaptação. Ao invés de tentar baixar um novo driver AMD ATI e consequentemente conseguir uma versão atualizada dos dois arquivos, resolvi procurar versões antigas dos dois arquivos no meu notebook, tirando aqueles que já estavam na pasta "C:\Windows\System32\drivers" e que seriam substituídos.

    O meu C:\ não possui uma pasta ATI. Porém, possui uma pasta AMD (C:\AMD\). Fui nessa pasta AMD e, com o Windows Explorer, pesquisei por "atik". Acabei encontrando os dois arquivos na seguinte pasta: "C:\AMD\AMD-Catalyst-15.7.1-Without-DOTNet45-Win7-64bit\Packages\Drivers\Display\W76A_INF\B187676".

    Os dois arquivos que encontrei não eram atuais (datavam de 6 meses atrás). Mesmo assim, usei-os para fazer o restante dos passos indicados no tutorial. Reiniciei o computador e funcionou. Apareceu apenas uma mensagem de erro com relação ao driver AMD, mas nada grave.

    Novamente, obrigado pelo tutorial!

    ResponderExcluir
  24. No meu notebook hp dv6 6150br até funcionou mas o driver de video saiu e se eu instalar volta o problema. eu acredito que em alguns casos é problema na própria placa de video que só vai resolver deixando sem driver de video(no caso de notebooks) e troca da placa de video nas cpus. Tentei reinstalar windows 7, windows 8, e windows 10 e sempre dá o mesmo problema atikmdg.sys com erro. obrigado pela ótima explicação, windowsfailblogspot.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Msm coisa aqui. O meu note eh um DELL. Foda. AMD nunca mais!

      Excluir
  25. Entao vei eu faço o ultimo passo na CMD e fala q nao foi possivel abrir o arquivo eu engato meu cabo VGA na ONBOARD vai suave ai boto na placa de video miha HD 5450 e o pc n inicia ele da tela azul e fico nesse ciclo continuo da uma ajuda ai parças do alem quero jogar

    ResponderExcluir
  26. fiz tudo exatamente oq o tutorial pediu e o erro do atikmpag.sys continua a aparecer :(( :(( :((

    ResponderExcluir
  27. no ultimo passo, onde uso o expande.exe , aparece uma mensagem "não foi especificado um destino para: atikmpag.sy_atikmpag.sys." o que tenho que fazer?

    ResponderExcluir
  28. Consegui fazer todos os passos, e resolveu meu problema por 24h. Um dia inteiro depois de usar o note normalmente, o problema voltou. Já desabilitei o Flash, alterei o atikmpag.sys e nada parece solucionar de forma definitiva :(

    ResponderExcluir
  29. No meu caso a tela da morte aparece mal inicio o windows, e basicamente nao consigo mecher no windows derivado a este ao iniciar dar logo esse erro,ha alguma coisa que eu possa fazer

    ResponderExcluir
  30. Boa Tarde. Necessito ajuda para o seguinte; Meu outlook 2010 deixou de funcionar (não arranca). Meu Sistema é o windows 2007. Alguém me pode ajudar via remota? Caso possam fica meu Nº 914851957. Muito Obrigado (É urgente)

    ResponderExcluir
  31. Não encontro esses drivers na pasta, oq eu faço ?

    ResponderExcluir
  32. Neu pc ficou com esse problema a semana toda dando tela azul com o erro ATIKMPAG.SYS, Ontem dei decidi deixar ele reiniciando sem parar dando o erro e fui dormir acordei essa manhã e n tinha mais o problema ele tava ligado e a placa muito bem conectada e reconhecendo o driver :) tentem fazer isso tbm kkkk

    ResponderExcluir
  33. E quem não tem o arquivo atmdag.sy_ ???????????????????????

    ResponderExcluir
  34. E quem não tem o arquivo atmdag.sy_
    não eonctrei esse diretorio!!!! ajuden por favor

    ResponderExcluir
  35. SE alguém conseguiu uma solução, por favor contate no email ebrito607@gmail.com.
    obrigado companheiros!

    ResponderExcluir

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top