O que é memória RAM?

Memória RAM

Quando o assunto é computador, muitas vezes nos referimos a um dos seus principais componentes: a memória RAM. Componente essencial para um computador funcionar corretamente, a memória RAM “guarda” informações e dados que são usados constantemente pelo Sistema Operacional.

Mas o que seria a memória RAM? Como ela funciona? Mostraremos a seguir o que é a Memoria RAM e seus conceitos mais básicos.

Memórias RAM

A memória RAM (Random Access Memory, ou Memória de Acesso Aleatório) é o componente do computador que guarda dados temporariamente para que o processador possa acessa-los com mais rapidez e precisão. Quando o usuário abre um aplicativo, esse aplicativo precisa guardar todos os arquivos que irá usar em algum lugar, ou seja, o aplicativo guarda os dados na memória RAM.

A memória RAM possui a função de guardar arquivos, semelhante ao disco rígido. No entanto, a memória RAM não guarda informações permanentemente, e quando o usuário desligar o PC, todas as informações contidas na memória RAM serão excluídas. A memória RAM também guarda as informações de forma aleatória, assim os outros componentes do computador podem acessa-la com mais rapidez.

A memória RAM possui sua capacidade medida em bytes, kilobytes, megabytes ou gigabytes. Os computadores de hoje em dia costumam vir com memórias de 2 GB até 4 GB, no entanto alguns computadores mais antigos podem possuir de 256 MB a 1 GB.

Memóra Corsair Vengeance

Quanto mais memória RAM um computador possui, maior é o número de aplicativos que o pode ser abertos ao mesmo tempo. A memória RAM também desempenha um grande papel nos jogos, pois ela recebe os dados de jogos constantemente e esses dados são utilizados pelo processador e placa de vídeo para oferecer a continuidade das fases.

A memória RAM também possui uma frequência para gravar os dados para qual foi programada. O valor da frequência pode ser MHz ou GHz, e quanto maior o valor, mais rápida é a memória.

Algumas memórias RAM necessitam que seus dados sejam atualizados frequentemente, sendo chamadas de DRAM (Dynamic RAM ou RAM Dinâmica). As memórias que não são atualizadas frequentemente são chamadas de SRAM (Static RAM ou RAM estática).

As fabricantes de memórias RAM costumam utilizar padrões para diferenciar a memória para cada tipo de computador. Existem memórias de padrão DDR, DDR2 e DDR3. Atualmente, o padrão mais popular é o DDR3, no entanto com a evolução dos computadores, novos padrões são requeridos. O próximo padrão, seguindo o conceito acima, será o DDR4.

Padrões de memória RAM

Esperamos que nossas explicações acima tenham o ajudado a saber mais sobre o que é a Memória RAM. Esperamos você no nosso próximo artigo.

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top