O processador, componente “cérebro” do computador, é aquele que realiza as operações e cálculos. Hoje em dia um processador bom e rápido é requisito de muitos aplicativos e jogos pesados, como editores de vídeo e jogos de corrida.
Mas o que é exatamente um processador? Quais seus recursos e suas funções? Veja a seguir os conceitos de um processador.
Processador ou CPU (Central Processing Unit, ou Unidade de Processamento Central), é um tipo de microchip especializado. O processador tem como função acelerar, endereçar, resolver e preparar dados, isso depende da aplicação. Ele recebe uma determinada quantidade de dados em padrão binário (0 e 1) e deve responder a esse volume, processando a informação com base em instruções guardadas em sua memória interna.
Um processador possui basicamente quatro componentes:
Unidade Lógica e aritmética (ULA): Componente principal do processador, a Unidade Lógica e aritmética realiza todas as operações lógicas e de cálculo que serão usadas para realizar uma tarefa;
Unidade de controle (UC): Componente responsável pelo controle de ações a serem realizadas pelo computador, comandando os outros componentes;
Registrador: O registrador é a memória do processador. Ele armazena comandos que ajudam o ULA a calcular e processar os dados corretamente;
Memory Management Unit (MMU): Componente do processador que transforma endereços virtuais em endereços físicos e administra a memória RAM do computador. O processador procura dados através de instruções na memória RAM e o MMU registra a localização dessas informações.
O processador também possui um circuito chamado clock, que mede os ciclos e orienta o ritmo da troca de informações no processador. A frequência da troca de informações no processador é media em ciclos por segundo (hertz). Um processador de 1,0 ghz significa que ele é capaz de realizar 1 bilhão de ciclos por segundo.
Os processadores da atualidade costumam possuir de 2,4 a 3,0 ghz. Os processadores também podem possuir mais de um núcleo, como os processadores dual core, que possui “duas CPUs” em um só processador, ou os processadores quad core, que possuem “quatro CPUs”.
O processador também costuma possuir uma arquitetura. Ele pode ser de 32 bits (x86) ou de 64 bits (x64). O processador de 64 bits possui um desempenho e velocidade superior ao de 32 bits, e está se popularizando cada vez mais devido á sua superioridade. Há versões do Windows e outros sistemas operacionais para processadores de 32 bits e de 64 bits. Os processadores de 32 bits suportam apenas o Windows de 32 bits, enquanto que os processadores de 64 bits suportam ambas as versões do Windows.
Esperamos que nossas explicações acima tenham o ajudado a aprender mais sobre o que é o processador. Esperamos você no nosso próximo artigo.
0 comentários