O que é processador?

Processador

O processador, componente “cérebro” do computador, é aquele que realiza as operações e cálculos. Hoje em dia um processador bom e rápido é requisito de muitos aplicativos e jogos pesados, como editores de vídeo e jogos de corrida.

Mas o que é exatamente um processador? Quais seus recursos e suas funções? Veja a seguir os conceitos de um processador.

AMD Sempron

Processador ou CPU (Central Processing Unit, ou Unidade de Processamento Central), é um tipo de microchip especializado. O processador tem como função acelerar, endereçar, resolver e preparar dados, isso depende da aplicação. Ele recebe uma determinada quantidade de dados em padrão binário (0 e 1) e deve responder a esse volume, processando a informação com base em instruções guardadas em sua memória interna.

Um processador possui basicamente quatro componentes:

Componentes do processador

Unidade Lógica e aritmética (ULA): Componente principal do processador, a Unidade Lógica e aritmética realiza todas as operações lógicas e de cálculo que serão usadas para realizar uma tarefa;
Unidade de controle (UC): Componente responsável pelo controle de ações a serem realizadas pelo computador, comandando os outros componentes;
Registrador: O registrador é a memória do processador. Ele armazena comandos que ajudam o ULA a calcular e processar os dados corretamente;
Memory Management Unit (MMU): Componente do processador que transforma endereços virtuais em endereços físicos e administra a memória RAM do computador. O processador procura dados através de instruções na memória RAM e o MMU registra a localização dessas informações.

O processador também possui um circuito chamado clock, que mede os ciclos e orienta o ritmo da troca de informações no processador. A frequência da troca de informações no processador é media em ciclos por segundo (hertz). Um processador de 1,0 ghz significa que ele é capaz de realizar 1 bilhão de ciclos por segundo.

Os processadores da atualidade costumam possuir de 2,4 a 3,0 ghz. Os processadores também podem possuir mais de um núcleo, como os processadores dual core, que possui “duas CPUs” em um só processador, ou os processadores quad core, que possuem “quatro CPUs”.

Informações do processador

O processador também costuma possuir uma arquitetura. Ele pode ser de 32 bits (x86) ou de 64 bits (x64). O processador de 64 bits possui um desempenho e velocidade superior ao de 32 bits, e está se popularizando cada vez mais devido á sua superioridade. Há versões do Windows e outros sistemas operacionais para processadores de 32 bits e de 64 bits. Os processadores de 32 bits suportam apenas o Windows de 32 bits, enquanto que os processadores de 64 bits suportam ambas as versões do Windows.

Esperamos que nossas explicações acima tenham o ajudado a aprender mais sobre o que é o processador. Esperamos você no nosso próximo artigo.

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top