O menu Iniciar, como todos sabem, é o lugar do Windows onde ficam guardados os atalhos para os programas e jogos instalados no computador. Apesar dele ter sido deixado de lado no Windows 8, ele ainda possui utilidade (mesmo que pequena) para o usuário nos outros Windows.
O menu Iniciar também pode ser personalizado, ou seja, o usuário pode alterar suas funções, além de definir quais as principais pastas que estarão acessíveis nele. Neste tutorial, ensinaremos como personalizar o menu Iniciar no Windows 7.
Personalizando o menu Iniciar do Windows 7
Clique com o botão direito sobre o menu Iniciar e selecione Propriedades. Uma janela abrirá. Clique na guia menu Iniciar.
Na guia menu Iniciar existem algumas opções disponíveis. Essas opções são:
- Personalizar: altera a aparência e o comportamento dos itens do menu Iniciar. Falaremos dessa opção mais adiante;
- Ação do botão de energia: muda a função que aparecerá no botão de energia do menu Iniciar. O padrão é desligar;
- Armazenar e exibir programas abertos recentemente no menu Iniciar: desativando essa função os programas abertos pelo usuário não serão mais mostrados no menu Iniciar;
- Armazenar e exibir itens abertos recentemente no menu Iniciar e na barra de tarefas: desativando essa opção itens como documentos e músicas (dependendo do programa) não estarão mais disponíveis nas listas de atalho do menu Iniciar e da barra de tarefas.
Agora voltemos a opção Personalizar, da guia. Clique em Personalizar. Uma janela abrirá.
A janela Personalizar o menu Iniciar oferece muitas opções, entre elas estão:
Abrir submenus quando o mouse pausar sobre eles: como o nome sugere, abre automaticamente um submenu quando o usuário deixa o mouse sobre ele;
Ativar menus de contexto e o recurso arrastar e soltar: permite acessar o menu de contexto (menu que aparece quando se clica com o botão direito em algo) e arrastar e soltar itens do menu Iniciar para o Windows Explorer e vice-versa;
Realçar programas recém-instalados: sabe quando você instala um programa e ele aparece realçado no menu Iniciar? Essa é a opção que ativa ou desativa o realce.
As opções da janela que permitem escolher entre 3 sub-opções são itens que aparecem na parte mais escura do menu Iniciar. É possível escolher entre Computador, Documentos, Imagens, Música, etc. e personalizar o menu Iniciar de acordo com a sua preferência.
O usuário também pode decidir quantos programas abertos recentemente e quantos itens abertos recentemente podem ser abertos no menu Iniciar, modificando os números no menu Tamanho do menu Iniciar.
Caso o usuário não tiver gostado das alterações que realizou no menu Iniciar, é possível restaurar as configurações originais clicando em Usar Configurações Padrão. Depois de terminar as configurações, clique em Ok, depois clique em Ok na outra janela.
Pronto. Agora o menu Iniciar estará do jeito que você definiu. Caso desejar alterar as configurações, basta realizar os procedimentos acima novamente.
Opinião do autor
“Personalizar o menu Iniciar é uma boa maneira de facilitar o acesso aos programas e atalhos que você mais usa. Se você acessa muito a pasta Downloads e precisa acessá-la mais rapidamente, pode colocar um atalho pra pasta no menu Iniciar com facilidade. Se você não gosta que o menu Iniciar realce programas recém-instalados, pode desativar essa opção. Personalize o menu Iniciar do Windows 7 a sua preferência.”
0 comentários