Fonte da imagem: Reprodução/The Verge
O Windows 8 está presente no mercado apenas há 6 meses e a Microsoft já está trabalhando a todo vapor produzindo seu sucessor – ou apenas uma atualização da versão atual. A prova disso é o arquivo que vazou na internet e que traz uma série de funcionalidades que devem melhorar a experiência do usuário ao usar o sistema operacional.
O arquivo intitulado Windows Blue Build 9634 foi disponibilizado em um arquivo .ISO de 2,63 GB – versão 32 bits – e está sendo chamado de Windows Blue Milestone 1. A existência do arquivo confirma o rumor que circulou mês passado, indicando que a Microsoft lançará um preview público do Windows Blue em breve. Segundo as informações, o arquivo vazou de uma parceira da Microsoft na França.
O que há de novo no Windows Blue?
Entre as mudanças que podem ser vista no Build estão uma maior personalização das Live Tiles, que poderão ocupar espaços maiores ou menores, e uma versão atualizada da visualização de apps lado a lado, que deverá aumentar a eficiência multitarefa.
Outro detalhe que chama a atenção é a profunda integração com o SkyDrive, que ganhou uma opção dentro do menu de configurações. As opções mostram que agora é possível copiar fotos e vídeos automaticamente para o serviço na nuvem, além de fazer backups do computador.
O Internet Explorer 11 também está presente no Build. No vídeo publicado pelo site WindowsMania, não foi possível notar muita diferença em relação a versão 10, mas é evidente que a Microsoft está preparando novidades para não deixar o navegador muito atrás do Firefox e do Chrome.
IE 11 não possui grandes melhorias aparentes (ainda). Fonte da imagem: Reprodução/The Verge
No build também estão presentes novos aplicativos básicos do Windows, como a calculadora, um aplicativo de alarme e um gravador de som, todos eles feitos para a nova interface. A tela inicial também recebeu uma atualização e ganhou novas opções de personalização.
O que é Windows Blue?
O Windows Blue deve marcar uma nova fase para a Microsoft. Ao invés de realizar lançamentos periódicos, a empresa liberaria atualizações anuais do sistema operacional, da mesma forma que ocorre com o iOS, OSX e Android, por exemplo.
A intenção da Microsoft é tornar o Windows mais competitivo com as plataformas rivais da Apple e da Google. As atualizações seriam oferecidas por um custo menor que o modelo atual, até porque seriam disponibilizadas mais frequentemente. Com a mudança de filosofia, a empresa deve unir o ciclo de atualizações do Windows RT, Windows 8, Windows Services e Windows Phone.
Clique aqui para ver a galeria de imagens do Windows Blue
0 comentários