Há um mês e meio atrás, a atualização do Windows Phone 8.1 começou a ser disponibilizada para os usuários da plataforma móvel da Microsoft. Mesmo ainda sendo pouco tempo, uma pesquisa feita pelo AdDuplex mostra que o Windows Phone 8.1 teve um crescimento considerável, rodando em 24,4% de todos os dispositivos com Windows Phone.
Quanto as versões antecessoras do Windows Phone, o Windows Phone 8 ainda roda em 56,5% de todos os dispositivos. Já o Windows Phone 7 e o 7.5 juntos somam 19,2%. Esses dados mostram que houve um crescimento significativo do Windows 8.1 em comparação ao Android.
O Windows Phone e sua restrição a algumas fabricantes
Considerando que o ecossistema do Windows Phone é menos dividido do que o do iOS e Android, os dados acima realmente fazem sentido. É normal a Apple se gabar que os usuários de seus dispositivos recebem a ultima versão do iOS de maneira muito mais rápida logo após ser liberada, considerando que no Android a versão final é adotada mais lentamente, pois é um ecossistema mais fragmentado.
Na medida que os fabricantes de Windows Phone são poucos, não é nenhuma surpresa. A Microsoft detém 95% de todo o segmento (tendo comprado a Nokia), deixando bem pouco para a Samsung, HTC e Huawei, que também decidiram aderir ao sistema operacional. Porém, por enquanto, parece que as fabricantes ainda não estão dispostas a aderir ao Windows Phone, mesmo que possam fazer isso gratuitamente.
Fonte: Tecmundo, Phonearena
0 comentários