Central de ações do Windows

Central de ações

A Central de ações do Windows informa o status dos serviços “vitais” ao sistema (antivírus, firewall, Windows Update, entre outros) e é responsável por notificar ao usuário caso houver algum erro. Portanto, sua função é monitorar e corrigir erros do sistema, notificando o usuário e fornecendo a solução adequada para o problema.

Central de ações do Windows

A Central de Ações notifica ao usuário sempre que houver algo irregular por meio de um ícone na bandeja do sistema. Esse ícone também avisa se houver algo irregular por meio de uma pequena janela ou por balões de notificação, e avisa se o sistema não possuir nenhum problema, além de fornecer acesso direto a Central de Ações.

Notificações da Central de Ações na bandeja do sistema

Segurança

A Central de Ações mostra todos os programas de segurança (antivírus, antispywares ou firewalls) instalados no sistema. Ela irá notificar ao usuário caso faltar um dos programas de segurança ou se os programas de segurança estiverem desativados e oferece opções para solucionar o problema. A Central de Ações também irá notificar ao usuário se um dos programas de segurança estiver desatualizado – problema que pode comprometer a segurança do computador.

image

Outra meta de segurança gerada pela Central de Ações é a execução de 2 programas do mesmo tipo (ex: 2 antivírus) ao mesmo tempo. Para prevenir isso, quando o usuário ativa, por exemplo, um firewall, o outro firewall é automaticamente desativado pela Central de Ações, para que não ocorra conflito entre os programas.

Dois ou mais programas de segurança do mesmo tipo ativos podem entrar em conflito

Para finalizar a categoria segurança, estão incluídas as opções Configurações de segurança da Internet, Controle de Conta de Usuário e Proteção de Acesso á Rede. A Central de Ações mantém as 2 primeiras opções ativadas por padrão e permite alterar as configurações da 2ª opção (Controle de Conta do Usuário), no entanto a 3ª opção (Proteção de Acesso á Rede) vem desativada por padrão.

Manutenção

A Central de Ações do Windows também monitora o backup do Windows, o status das atualizações do Windows Update e a Manutenção do sistema. Caso o backup do Windows não estiver sendo realizado ou tiver tido problemas, a Central de Ações irá notificar ao usuário (somente pela janela do ícone na bandeja do sistema, pois é uma tarefa menos prioritária) para que ele tome as medidas certas.

O backup do Windows não está sendo realizado

Outra notificação gerada pela Central de Ações é sobre a opção Procurar atualizações. Caso for necessário reiniciar o computador porque o Windows Update instalou novas atualizações, uma notificação irá aparecer para que o usuário reinicie o computador.

Por fim, mas não menos importante, a opção Manutenção do Sistema é a responsável por verificar erros e travamentos no Windows, como erros ao instalar um driver de dispositivo ou erros com um determinado programa. Quando um erro ou travamento ocorre frequentemente, a Central de Ações gera uma mensagem (geralmente em inglês, infelizmente) e mostra ao usuário, para que ele fique ciente do problema e possa corrigi-lo.

Problemas de instalação de software de driver

Mensagens da Central de Ações

As mensagens da Central de Ações possuem um “nível de gravidade”. As mensagens marcadas de amarelo são sobre problemas menos importantes, enquanto as mensagens marcadas de vermelho são aquelas mais importantes e que são sobre problemas que podem comprometer o sistema.

Mensagens marcadas de amarelo são menos importantes; mensagens marcadas de vermelho são mais importantes

O usuário também pode desativar as mensagens da Central de Ações – não recomendado – clicando em Desativar mensagens abaixo da mensagem. Assim a Central de Ações não irá mais notificar o usuário sobre algum problema.

Essa é a função da Central de Ações do Windows. Ela não só ajuda a manter o computador com um bom desempenho e livre de problemas, como também deixa o sistema mais seguro contra ameaças. Esperamos você no nosso próximo artigo.

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top