A memória RAM, como sabemos, é o componente do computador responsável por armazenar temporariamente os itens e informações para que o processador possa acessá-los mais rapidamente. Quando abrimos um programa, por exemplo, é necessário que esse programa salve os arquivos que irá usar em algum lugar. Resumindo, o programa salva os arquivos na memória RAM.
No entanto, uma memória RAM não é capaz de armazenar todas as informações e itens sozinha – a não ser que ela possua um grande espaço de armazenamento, como 8GB. Para isso, existe a memória virtual, que auxilia a memória RAM a guardar informações e itens.
O que é memória virtual?
A memória virtual, também chamada de arquivo de paginação, é um arquivo criado pelo Windows que, como o próprio nome diz, funciona como uma “memória virtual”. A memória virtual armazena itens e informações que a memória RAM não consegue guardar sozinha, e sua principal função é aumentar a quantidade de memória disponível para guardar dados temporários usados por processos em execução.
O tamanho da memória virtual varia em cada computador, podendo ser de 1GB, 2GB, 3GB, etc. No entanto, é possível aumentar o tamanho da memória virtual, assim seu computador terá mais memória disponível para uso. Neste tutorial, ensinaremos como aumentar a memória virtual no Windows 8. Veja a seguir:
Aumentando a memória virtual no Windows 8:
Passo 1: Na Área de trabalho, clique com o botão direito no canto inferior esquerdo da tela, depois selecione a opção Sistema.
Passo 2: Clique em Configurações avançadas do sistema, no menu esquerdo da tela. Uma janela abrirá. Na guia Avançado, clique em Configurações, no menu Desempenho.
Passo 3: Na janela que abre, clique na guia Avançado. Depois, clique em Alterar, no menu Memória virtual.
Passo 4: Desmarque a caixa Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades, depois marque a opção Tamanho personalizado. Defina um tamanho inicial e um tamanho máximo (ex: 1024 – 3072), depois clique em Definir e em Ok. Reinicie o computador para que as alterações sejam salvas.
Pronto. Após reiniciar o computador, as alterações estarão salvas e você terá mais memória disponível para uso. Vale lembrar que este método não substitui de fato a memória RAM (física), mas disponibiliza mais memória para os programas e processos em uso pelo sistema.
valeu pra quem fez o tutoria da memoria ram virtual e pra todos do site like pra voces
ResponderExcluirOi a todos, eu tenho uma excelente maquina e pelo motivo de usar SSD como unidade C, e tenho outra unidade ssd só para jogo, particionei a unidade Steam em 2 parte e coloquei a memória virtual em na ssd Steam, e coloquei só 800MB de memoria a unidade Windows, e o restante na ssd Steam, e o Windows ficou sem memória virtual.
ResponderExcluirObservação, tenho 16GB de ram GSKILL. tive que voltar a colocar memória virtual no unidade do Windows, coloquei, 5624MB mínimo e 16432 máximo pra memória virtual, porque o Windows não foi buscar memória virtual no outro ssd.
obrigado a todos
O cartão sd não serve para memória ram, mas como você já tem uma grande memória não deve se preocupar
ResponderExcluirMuito obrigado ajudou bastante (h)
ResponderExcluir