The Bottlenecker: calcule online quanto gargalo seu PC terá

The Bottlenecker

Quem joga games no PC precisa estar atento a uma série de fatores para garantir que seus jogos rodarão corretamente e o jogador tenha uma boa experiência. Um desses fatores é o famoso gargalo, que acontece quando um dos componentes do computador limita outro componente – um processador fraco limitando uma placa de vídeo forte, por exemplo.

Tendo isso em mente, é importante saber se em certa configuração de hardware irá ocorrer gargalos, principalmente se o usuário quiser comprar um novo computador ou trocar peças no seu próprio. Para ajudar nessa tarefa, existe um site desenvolvido exatamente para essa função: o The Bottlenecker.

Clique aqui para acessar: The Bottlenecker

The Bottlenecker é um site que calcula a porcentagem de gargalo de determinada configuração de hardware. Ele fornece informações sobre o que é o gargalo, e conta com uma ferramenta que permite calcular a porcentagem de gargalo em diferentes configurações. É possível testar se haverá gargalo em um i3 de quarta geração em conjunto com uma GTX 1060, por exemplo.

O site também fornece algumas estatísticas, como o número de gargalos detectados, os componentes mais testados e os visitantes mais satisfeitos. Infelizmente, o site está apenas em inglês, dificultando o entendimento para quem não sabe o idioma.

O Bottlenecker explica resumidamente o que é gargalo

Como utilizar a ferramenta de cálculo de gargalo do Bottlenecker

Ao rolar a página, o usuário verá o calculador de gargalo do The Bottlenecker. Para calcular a porcentagem de gargalo, basta escolher a combinação de processador, placa de vídeo, memória RAM e disco rígido de sua preferência nas opções.

  • CPU: Escolha entre processadores da AMD ou da Intel, das mais diferentes gerações.
  • GPU: Escolha entre as placas de vídeo da ATI/AMD ou NVIDIA. Você pode escolher até 4 placas de vídeo iguais. Também é possível escolher placas de vídeo de outras fabricantes.
  • RAM: Escolha a quantidade de memórias RAM, o tipo de memória (DDR3 ou DDR4), e a capacidade de cada módulo (1 a 16 GB para DDR3 e 4 a 16 GB para DDR4).
  • Storage: Escolha a quantidade de discos rígidos, o tipo (SSD, Sata, IDE, entre outros) e a velocidade de rotações por minuto (de 5.400 a 15.000 rotações).

Você também pode marcar a opção Advanced Settings, escolhendo as porcentagens de clock do processador e da placa de vídeo. Depois de definir as opções, basta clicar em Calculate.

Abaixo, vemos um exemplo de configuração na ferramenta.

Selecione as opções de sua preferência e clique em Calculate

Após clicar em Calculate, o site irá mostar qual componente irá gerar gargalo, qual será a porcentagem de gargalo e recomendações de hardware para o usuário.

Por exemplo, na configuração definida acima, o site disse que o processador – i5 2320 – é muito fraco para a placa de vídeo – GTX 980 – e que haverá um gargalo de 18%. Ele também explica que tudo acima de 10% é considerado gargalo e que é recomendável trocar o i5 por um Intel Xeon D-1540, além de mostrar uma lista com outros componentes recomendados.

Resultados da ferramenta de cálculo de gargalo

Conclusão

O The Bottlenecker conta com uma ferramenta útil e precisa, que sem dúvida ajudará os usuários que possuem dúvidas se determinada configuração de computador vai dar gargalo ou não. Além de fornecer informações sobre o fenômeno e uma grande variedade de componentes para teste, o site também faz várias recomendações, ajudando ainda mais os visitantes. Vale a pena dar uma conferida no The Bottlenecker e experimentar seus serviços.

Compartilhar este artigo
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Windows Fail
Designed by BlogThietKe Cooperated with Duy Pham
Released under Creative Commons 3.0 CC BY-NC 3.0
Posts RSSComments RSS
Back to top